sábado, 15 de dezembro de 2012

Natalino Salgado toma posse na AML

Do site do Imparcial

O professor, pesquisador, nefrologista, membro do IHGM,  Natalino Salgado Filho tomou posse, na noite de ontem, na Academia Maranhense de Letras (AML), que fica na Rua do Sol, Centro, da cadeira de Nº 16 que tem como patrono o poeta parnasiano Raimundo da Mota Correia. Esta cadeira já foi ocupada pelo Jornalista Político Neiva Moreira. A solenidade que teve início às 20h foi aberta com a composição da mesa formada pelo presidente da AML, Benedito Bogéa Buzar, pelo Ministro de Estado de Turismo, Gastão Vieira; pelo prefeito de São Luís, João Castelo, pela Secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, ela que representou a governadora do estado, Roseana Sarney; o vice-presidente AML, Valdemiro Viana, além do primeiro secretário da AML, José Ribamar Everton e do vice-governador do estado, Washington Luís.
O clima era de acolhimento ao novo imortal. E a importância de tamanha honraria pode ser percebida por meio daqueles que foram conferir mais uma das conquistas de Natalino Salgado Filho. Desta forma, a AML se tornou pequena para a quantidade de pessoas que lotaram aquele espaço. Entre essas pessoas estavam parentes amigos, companheiros de trabalho, alunos e professores da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, autoridades em geral, dentre outros. Diante do acontecido o presidente da AML, Benedito Bogéa Buzar disse que "o ingresso do Natalino a AML é um fato auspicioso. Estamos honrados com a presença dele que é um médico, um profissional, um homem da educação que só vem contribuir para que os quadros dessa academia venham cada vez sejam engrandecidos e ganhe relevos. Estamos o recebendo de braços aberto, pois temos certeza de que ele vai dar uma contribuição muito importante ao engrandecimento desta casa".
Em seu discurso Natalino Salgado Filho relembrou a trajetória do também imortal Neiva Moreira a quem se referiu como "poeta e apóstolo da liberdade". Ele afirmou ainda que para tudo há o seu tempo e recorreu a Bíblia para atestar o que havia proferido. "Tudo tem seu tempo segundo adverte o rei Salomão no livro de Eclesiastes". Ele disse ainda ao se tornar um imortal assumia o "compromisso de defender a nossa cultura".

A eleição que tornou possível esse momento aconteceu no último dia 20 de setembro quando o professor Natalino Salgado Filho venceu a disputa com 28 dos 38 votos válidos, tornando-se o mais novo integrante da AML. Além dele, disputavam a vaga o engenheiro civil Bento Moreira Lima Neto, que obteve oito votos, e o consultor de português Paulo de Tarso Ribeiro Silva Moraes, com dois votos.
A eleição contou com a presença de 11 membros da AML, sendo que os outros 27 votos foram encaminhados por meio de correspondências, dentre eles, o do atual presidente do Congresso Nacional e ocupante da cadeira n°22 da Academia, José Sarney.
Com relação à simbologia do momento o agora imortal Natalino Salgado filho disse que esse "é um momento singular em nossa carreira. Nós que temos uma trajetória de trabalho, de luta na educação, na área da saúde com várias publicações. Sempre incentivamos a literatura e a cultura de uma forma geral. E por conta de todo esse trabalho acabamos sendo coroados com o reconhecimento da AML. Hoje [ontem] dia da posse é um dia muito significativo em nossa carreira já que eu entro no seleto grupo de médicos que também já foram da nossa academia. Como exemplo nós temos Bacelar Portela e o Aquiles Lisboa".
O reconhecimento que fez do professor Natalino Salgado Filho um imortal da AML se deu em função de trabalhos como os quatro capítulos de livros publicados, 85 textos em jornais e revistas, 91 trabalhos completos publicados em anais de congressos. Entre esses trabalhos estão ainda 106 resumos publicados em anais de congressos, duas produções bibliográficas e 50 prêmios e títulos, dentre outros méritos e atividades que contribuíram para que o professor e Reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) fosse eleito e se tornasse o mais novo imortal da academia.
Ao se tornar membro da AML Natalino Salgado Filho afirmou que colocará toda a sua experiência a serviço da academia. "Estaremos nos colocando a inteiro dispor da academia. Faremos da nossa experiência um instrumento a serviço dessa casa".
O regimento interno da AML determina que ao vencedor um prazo, contado a partir do dia da eleição, de seis meses para tomar posse, havendo a possibilidade de prorrogação por mais seis meses.
Antes de Natalino Salgado a cadeira de Nº 16 AML, cujo fundador foi Corrêa de Araújo, já foi ocupada por Domingos Vieira Filho, Paulo Nascimento Moraes e Neiva Moreira, além do patrono Raimundo da Mota Correia.

Blog do IHGM completa um ano


Este Blog está completando hoje, um ano de existência, foi criado em 15 de dezembro do ano passado, não queríamos deixar esta data passar em branco, afinal, foram doze meses de muito trabalho que se transformaram em várias matérias sobre as atividades e os eventos que envolveram o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e seus sócios, além de outras correlatas na sua área de interesse.
A idéia
A idéia de criar o Blog surgiu da necessidade de divulgar o que estava sendo feito no IHGM, dar mais transparência para suas ações, enfim, inserir esta Instituição de 87 anos no maravilhoso mundo da internet, na verdade, inseri-la no mundo. Havia algo de novo acontecendo no Instituto, era preciso divulgar isso e compartilhar com os outros, pois sabíamos que o Maranhão, o Brasil e mundo precisava saber o que acontecia naquele prédio de arquitetura típica dos anos setenta, aqui em São Luís, que hoje parece de mau gosto para nós, mas que para época, tinha ares de modernidade e que fica localizado à Rua de Santa Rita, número 230, Centro, ao lado das Lojas Americanas.
Os números
Até alguns minutos atrás, tinhamos atingido o número de 10.185 acessos, uma faixa de 30 a 40 acessos diários, mais de 1.000 por mês, 27 seguidores e 137 postagens. É claro que são números modestos no mundo da Blogosfera, mas para os nossos padrões e objetivos, podemos considerar um certo sucesso para esse primeiro ano, os resultados foram positivos. O IHGM está vivo, está ativo, demonstra todo seu poder de permanência ao longo do tempo, a criação do Blog foi importante para isso e tem contribuido para o crescimento e maior visibilidade que nossa Instituição almeja. Parabéns Blog do IHGM !

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Membro do IHGM tomará posse na AML

Hoje, o reitor da UFMA, médico, professor e membro efetivo do IHGM, Dr. Natalino Salgado Filho tomará posse na Academia Maranhense de Letras (AML), ocupando a cadeira Nº 16, cujo patrono é o poeta Raimundo da Mota Correia, ocupada anteriormente pelo Jornalista Político Neiva Moreira. A cerimônia será realizada na academia, a partir das 20 horas.

A eleição foi realizada no último dia 20 de setembro, na qual o professor Natalino Salgado Filho foi escolhido por 28 dos 38 votos válidos. O professor, agora imortal, teve seu trabalho reconhecido pelos quatro capítulos de livros publicados, 85 textos em jornais e revistas, 91 trabalhos completos publicados em anais de congressos, 106 resumos publicados em anais de congressos, duas produções bibliográficas e 50 prêmios e títulos, dentre outros méritos e atividades que contribuíram para que o professor e Reitor da Universidade Federal do Maranhão fosse eleito e se tornasse o mais novo imortal da academia.

Com vasta atuação no Maranhão, o acadêmico, natural de Cururupu, teve este reconhecimento legitimado pela sociedade ao dizer que “ocupar a cadeira do patrono Raimundo da Mota Correia, ocupada por Domingos Vieira Filho, Paulo Nascimento Moraes e José Guimarães Neiva Moreira e, agora, por mim, é um prestígio único. Por esta cadeira já passaram juízes, poetas, escritores, jornalistas e agora me sinto orgulhoso em ocupar uma posição tão respeitada, a qual devo honrar por esta condição. Orgulho-me por fazer parte desta família de pesquisadores e imortais”, declarou.