quinta-feira, 14 de outubro de 2021

IHGM PARTICIPA DE ATO PARA RESTAURAÇÃO DA ESTÁTUA DE BENEDITO LEITE

 

Ontem (13), pela manhã, na Praça Benedito Leite, o Prefeito Eduardo Braide, assinou a ordem de serviço para restauração da estátua de Benedito Leite, localizada na Praça do mesmo nome. Em 2017, o livro de bronze que ficava no pedestal da estátua foi furtado, porém, foi recuperado semanas depois.

Estavam presentes na cerimônia, vários representantes de instituições culturais privadas e do poder municipal e estadual. O IHGM foi representado pelo presidente, Euges Lima e a Diretora de Patrimônio, Clores Holanda.

A estátua foi inaugurada em 1911, feita com um dos braços (direito) sem a mão para simbolizar o compromisso de Benedito Leite com a educação pública do Maranhão.

O governador Benedito Leite, assumiu o governo do Maranhão (1906/1909) em meio a uma grave crise financeira. Orientado por seus secretários a fechar escolas para reduzir o gasto público, retrucou indignado: “Prefiro cortar a mão a assinar a supressão da Escola Normal ou da Modelo”. Esta citação, atribuída ao então governador Leite, está grifada em um livro de bronze aberto sobre uma palma, que ficava na base do pedestal da estátua e que foi furtada em 2017, mas já foi recuperado e se encontra em restauração com previsão de ser devolvido pelo poder público ao seu local original.