quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Comissão do IHGM reúne-se com secretário de cultura do Estado


São Luís - Hoje à tarde (03), às 17 horas, uma Comissão do IHGM se reuniu com o secretário de Cultura do Estado do Maranhão, Felipe Camarão com o objetivo de discutir a pauta do Instituto e buscar apoio e melhorias para entidade cultural. Entre outros assuntos tratados, foram discutidos a restauração dos Códices de Alcântara; a retomada do Casarão Colonial da Rua dos Craveiros, esquina com a Rua do Sol; apoio à publicação da revista e a aquisição por parte do governo do Casarão da Rua do Sol, n. 567, onde residiu o escritor maranhense Aluisio Azevedo. Segundo o presidente Euges Lima, a reunião foi muito proveitosa e o secretário se mostrou bastante sensível aos pleitos do IHGM, inclusive, fazendo alguns encaminhamentos. Estava integrando a comissão também o sócio efetivo e pesquisador Dr. Ronald Pereira que contribuiu com pertinentes sugestões e observações.

 

Sócia Honorária encaminha ao IHGM mensagem de reconhecimento e agradecimento


São Luís - A sócia honorária professora Ilzé Cordeiro, encaminhou para o presidente do IHGM e demais membros uma mensagem, agradecendo o recebimento da Láurea de Agradecimento durante as comemorações dos 90 anos do Instituto Histórico. Ao mesmo tempo que reconheceu o esforço da atual gestão e dos membros para manter a tradição do Instituto como guardião da história e cultura maranhense.
 
Ilzé ascendeu a categoria de Sócia Honorária em 2013 depois de mais de 30 anos de relevantes serviços prestados à entidade e por motivos de força maior não pôde comparecer, porem foi representada pelo seu filho João Arruda Cordeiro Filho que recebeu das mãos do presidente Euges Lima uma placa de homenagem e um diploma de sócia honorária.
 
 
 

 

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

IHGM recebe dos Correios selo personalizado dos 90 anos


São Luís – No último dia 20 de novembro, pela manhã, como parte da programação dos 90 anos do IHGM, foi entregue pelos Correios o selo personalizado comemorativo dos 90 anos. A entrega foi feita pelo representante dos Correios no evento, o sr. João Batista Martins. O selo foi entregue aos membros da Comissão Organizadora, presidente Euges Lima e a sócia efetiva Clores Holanda, representando os membros do IHGM.
A arte do selo traz em primeiro plano a foto de Antônio Lopes, patrono do Instituto, tendo como imagens em perspectiva a foto do antigo prédio da entidade e os Códices de Alcântara. Segundo o presidente Euges Lima, o selo é uma forma de registrar e perpetuar a memória dos 90 anos do IHGM para que fique para posteridade.