terça-feira, 17 de agosto de 2021

Entrevista com o novo presidente do IHGM


Quem é o historiador Euges Lima ?

Tenho 47 anos, sou filho de Antônio Salustiano de Lima Filho e Maria José Silva de Lima, tenho dois filhos, o Euges Antônio e a Maria Rita. Sou da cidade de Tutóia, mas resido em São Luís desde o início dos anos de 1980. Sou essencialmente, um apaixonado pela nossa história - a história do Maranhão - e as nossas coisas.

Graduado em história pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2000), com pós-graduação em Teoria e Metodologia para o Ensino da História (2003). Sou historiador, pesquisador; professor da Rede Pública; diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Básica do Maranhão (Sinproesemma). Fui presidente do IHGM, nos biênios 2014/2016 e 2016/2018.

Sou Sócio Correspondente de várias Entidades congêneres ao IHGM, a exemplo dos Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES); Instituto Histórico, Geográfico, Genealógico de Sorocaba (IHGGS); Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV); Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Goiana (IAHGGO); Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS/Portugal); Instituto Histórico e Geográfico de Caxias/MA (IHGC);  da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) e membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão no biênio 2017/2019. Autor de vários artigos sobre história em jornais, revistas acadêmicas e de divulgação.

Quem são os demais integrantes da nova diretoria do IHGM ?

Temos uma diretoria formada por oito membros, o Vice-Presidente Washington Cantanhede; 1º. Secretário Jadson Gonçalves; 2º. Secretário Raimundo Costa; 1º. Tesoureiro Josiel Ferreira; 2º. Tesoureiro Antônio Guimarães; Diretora de Patrimônio Clores Holanda e Diretor de Divulgação José Almeida. Além de seis membros do Conselho Fiscal, três efetivos: Ronald Santos; Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva; Ruy Palhano e três suplentes: José Márcio Leite; professor Brandão e Joseh Carlos de Araujo.

Como foi a experiência de disputar a presidência do IHGM nestes tempos de pandemia?

Foi novo para o IHGM, exigindo criatividade, familiaridade com as mídias sociais, meios eletrônicos e rigor nas medidas sanitárias de proteção. Já estamos com um ano e meio desde que a pandemia começou, portanto, já nos adaptamos a este “novo normal”. A parte burocrática dos registros das candidaturas, documentação, etc. Também teve a opção de ser enviada por meio eletrônico, evitando o contato presencial. Fizemos nossa campanha pelos aplicativos de mensagens, redes sociais, e-mails eletrônicos... No dia da eleição, cumprimos com as exigências sanitárias, de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. E o eleitor pôde votar presencialmente ou remotamente, por meio de WhatsApp ou e-mail eletrônico.

Quais as propostas mais importantes dessa nova gestão ?

Com base na nossa experiência de quem conhece bem os problemas e as soluções para Casa de Antônio Lopes, elencamos juntamente com nossos confrades e confreiras de chapa um rol de propostas e projetos para o próximo biênio. Entre as principais temos:

- Aprovação de novo Estatuto, que dê conta de estabelecer todas as regras gerais minimamente necessárias ao funcionamento condigno e eficaz do IHGM;

- Consecução, junto ao poder público, de nova sede para o IHGM, com plenas acessibilidade e visibilidade pública;

- Preparação efetiva do IHGM para a adequada comemoração do seu centenário, em 2025, de forma a inseri-la em um contexto de eventos sociais e culturais que marquem época na história cultural do Maranhão;

- Restabelecimento das publicações da Casa, notadamente da Revista do IHGM, publicação de referência em história e geografia regionais desde 1926;

- Reativação e valorização da Sala Museológica, criada na gestão César Marques, fiel à tradição do IHGM, que criou o primeiro museu de que dispôs o Maranhão;

- Valorização da Biblioteca do IHGM, prosseguindo em sua reorganização e aumentando o seu acervo.

- Continuidade do projeto “Códices de Alcântara”, transcrição e publicação de três livros dos séculos XVIII e XIX da antiga Câmara e Cadeia da antiga Vila de Santo Antônio de Alcântara.

- Projeto a ser proposto ao poder Público de instalação de placas com QR Code nos monumentos históricos de São Luís para que os turistas e visitantes possam acessar por meio de celular a história e principais informações desses monumentos.

 

domingo, 15 de agosto de 2021

NOVA DIRETORIA É ELEITA NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO

  

Na última quinta-feira (12), das 14h às 18h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), à Rua de Santa Rita, 230, Centro, ocorreu a eleição da nova diretoria para o biênio 2021/2023.

As eleições transcorreram num clima de normalidade. Além da votação presencial, sendo cumpridos todos os protocolos sanitários contra a Covid 19, os membros do IHGM, também tiveram a oportunidade de votar à distância, por meios de dispositivos eletrônicos, a exemplo de e-mail e WhatsApp.

Logo após a apuração dos resultados às 18 horas, o presidente da Assembleia Geral, o historiador Jhonatan Almada, proclamou o resultado dos eleitos, sendo vencedora a Chapa 1 (Antônio Lopes), encabeçada pelos membros efetivos, o historiador Euges Lima (candidato à presidente) e o promotor público e pesquisador  Washington Cantanhede (candidato à vice). A Chapa 1 obteve a maioria dos votos válidos.

Após a proclamação dos resultados, o Administrador Pro-Tempore, membro efetivo do IHGM, professor Dr. Natalino Salgado Filho, empossou os membros da nova diretoria, encerrando-se assim o processo eleitoral.

Esta é a terceira vez que o historiador Euges Lima é eleito para presidir o IHGM, foi presidente anteriormente nas gestões 2014/2016 e 2016/2018 e à época, imprimiu um ritmo dinâmico e arrojado na administração da entidade, projetando o Instituto Histórico, que no próximo dia 20 de novembro irá completar 96 anos de fundação.

“Vamos para mais essa missão a frente do nosso querido IHGM, estou mais experiente, e acreditamos que podemos fazer muito mais pelo Instituto. Estamos com uma diretoria muito competente e com muitas propostas e projetos interessantes”, destacou o novo presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Euges Lima.

 

Nova Diretoria e Conselho Fiscal da Gestão Antônio Lopes (2021/2023)

Presidente: Euges Lima

Vice-Presidente: Washington Cantanhede

1º. Secretário: Jadson Gonçalves

2º. Secretário: Raimundo Costa

1º. Tesoureiro: Josiel Ferreira

2º. Tesoureiro: Antônio Guimarães de Oliveira

Diretor de Patrimônio: Clores Holanda S

Diretor de Divulgação: José Almeida

Conselho Fiscal:

Efetivos:

Ronald dos Santos

Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva

Ruy Palhano

Suplentes

José Márcio Leite

Francisco Roberto Brandão Ferreira

Joseh Carlos de Araujo