quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Tocha olímpica visitou o IHGM



Em época de Olimpíadas no Brasil, vale lembrar-se da visita da “Tocha Olímpica Rio 2016” ao IHGM na Assembleia Geral de 28 de junho. A tocha foi levada até o Instituto por um dos seus condutores aqui em São Luís, membro efetivo do Instituto Histórico, o professor Leopoldo Vaz.

A tocha foi acesa no dia 21 de abril na cidade de Olímpia na Grécia. No dia 3 de maio o revezamento começa em Brasília. Em São Luís, a chama olímpica chegou no dia 12 de junho e percorreu nove locais.

Membro efetivo do IHGM, professor Leopoldo Vaz, foi uma das 143 personalidades que conduziram a Tocha Olímpica pelo território maranhense. Vaz é natural do Paraná, mas reside no Maranhão desde o final dos anos de 1970, primeiro em Imperatriz, depois veio para São Luís. É professor de educação física aposentado pelo IFMA e pesquisador da história do esporte maranhense, autor de "Atlas do Esporte no Maranhão".


Na noite do dia 28 de junho, a tocha olímpica visitou o Instituto, foi apresentada aos vários membros, ali presentes e muitos aproveitaram a oportunidade para fazerem seus registros, empunhando o símbolo olímpico. Ao final, todos se reuniram e juntos seguram a tocha, numa Assembleia, que poderia se dizer olímpica. 






domingo, 7 de agosto de 2016

Professor Euges Lima dá início ao segundo mandato à frente do IHGM



Do site do Sinproesemma


No dia 28 de julho, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Euges Lima, que é secretário de Cultura do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) deu início ao segundo mandato à frente do IHGM. A posse do dirigente foi realizada na sede da entidade, localizada no Centro de São Luís, e ocorreu no dia que marca adesão do Maranhão à independência do Brasil, data magna da instituição.

A composição da mesa foi à altura do legado de mais de 90 anos do IHGM com a produção de pesquisa e difusão de conhecimento. Entre as personalidades que prestigiaram o evento estavam o presidente da Academia Ludovicense de Letras, Dilercy Adler, o segundo Tenente do 24º Batalhão de Infantaria Leve Alexandre Castro, a professora e decana do IHGM, Eneida Vieira da Silva, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

Na cerimônia, Euges Lima agradeceu os votos depositados e se comprometeu em continuar promovendo as mudanças no IHGM, visando fortalecer e divulgar a instituição. “Iniciando uma nova gestão. A ideia é continuar trabalhando, consolidando as conquistas que foram obtidas no primeiro mandato”, destacou.

Euges Lima estima que cerca de 70% dos compromissos assumidos no primeiro mandato foram concluídos. Entre as iniciativas desenvolvidas o professor cita a reforma da biblioteca, a realização de simpósios e encontros acadêmicos, além da campanha, na mídia, da defesa do prédio onde morou Aluízio de Azevedo, patrimônio que estava em risco de desabamento por falta de condições e quase abrigava um estacionamento.

Outra contribuição da gestão, reconhecida pelos membros da Instituição, foi a doação do acervo do professor José Caldeira. “Essas obras vão acrescentar e enriquecer ainda mais o nosso acervo, que estará à disposição de estudantes, professores e pesquisadores”, afirmou.