quinta-feira, 28 de julho de 2016

Nova diretoria do IHGM tomará posse hoje


São Luís – Hoje à noite, às 19h, dia 28 de julho, data festiva do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), feriado estadual e data Magna do Maranhão, no Auditório Ribamar Seguins, na sede da Entidade, localizada à Rua de Santa Rita, 230, Centro, será empossada  a nova diretoria para o biênio 2016/2018, eleita com cem por cento dos votos válidos no último dia 15, em São Luís.

Na nova composição, o professor Euges Lima foi reconduzido e continuará à frente da presidência do IHGM, a Vice-presidência será ocupada pelo professor José Augusto Oliveira (ex-reitor da Uema), além dos demais componentes Raimundo Nonato Costa Guilhermino (professor Natinho, 1º secretário), Maria Goretti Cavalcante de Carvalho (2ª secretária); Josiel Ribeiro Ferreira (1º tesoureiro); Antônio Guimarães de Oliveira (2º tesoureiro), Francarlos Diniz Ribeiro (diretor de Patrimônio) e Joseh Carlos Araújo (diretor de Divulgação).

Para o Conselho Fiscal, os titulares são Arthur Almada Lima Filho, Ronald Pereira dos Santos e Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva. Os suplentes: João Batista Ericeira, Josefa Ribeiro da Costa e Célio Githay Vaz Sardinha.

Perfil do presidente

Euges lima é professor de história da Rede Pública estadual e municipal de São Luís, historiador, pesquisador da história do Maranhão, bibliófilo e secretário de cultura do Sinproesemma (Sindicato dos trabalhadores em educação pública básica do Estado do Maranhão). Foi presidente fundador do Conselho Municipal do Fundeb de São Luís (2007/2009).

Em fevereiro 2016 foi agraciado em São Paulo com a comenda oficial “O Colar Visconde de Porto Seguro”, destinada a várias personalidades brasileiras, em homenagem ao bicentenário de nascimento do historiador Francisco Adolfo de Varnhagen, considerado o pai da historiografia brasileira. Já ocupou no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão o cargo de Vice-presidente (2012/2014), atualmente é presidente (2014/2016).


Euges Lima, Célio Sardinha e José Augusto Oliveira




domingo, 24 de julho de 2016

Doação da Biblioteca do professor Caldeira ao IHGM é formalizada



São Luís – No último dia 22, às 16h, na Biblioteca Hédel Ázar, no Instituto Histórico, foi formalizada a doação pela família ao IHGM da Biblioteca do professor e sociólogo, José de Ribamar Chaves Caldeira, falecido em 2003. O acervo contem cerca de mais de 2 mil volumes, entre livros e periódicos. Será abrigado numa sala exclusiva da Biblioteca, onde será mantida a unidade, assim como algumas obras de arte e mobiliários, também doados.

Durante a assinatura do Termo de Doação, além da presença da doadora, Marlene Caldeira e parentes, foi registrada também, a presença da bibliotecária Aline Nascimento, Diretora Geral da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), que foi convidada pelo Instituto Histórico e Geográfico, pois foi quem sugeriu o IHGM como instituição possível para alojar o acervo.

O acervo do professor José Caldeira, será em breve aberto ao público para visitação e pesquisa. Se estivesse vivo, o professor Caldeira teria completado no último dia 21, 76 anos. Nasceu em Pedreiras/MA em 21 de julho de 1940 e faleceu em São Luís no dia 23 de julho de 2003, pouco depois de completar 63 anos. Iniciou sua carreira no magistério superior na UFMA por meio de concurso público em 1971, onde lecionava no Departamento de Sociologia e Antropologia. Doutorou-se pela USP(1989) com a tese: “Origens das indústrias no sistema agroexportador maranhense (1875-1895)”, em que analisou a formação da instalação de um parque fabril em região do nordeste brasileiro no final do século XIX. Transitou nas áreas de História, Economia Regional, Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas.

Segundo o presidente do IHGM, professor Euges Lima, “seguramente, esse é o mais especializado e maior acervo bibliográfico particular do Estado do Maranhão nas áreas de Sociologia e Ciências Políticas, área de formação do professor Caldeira, além de bons livros nas áreas de Ciências Humanas, nesse sentido, o acervo oficialmente doado hoje, irá somar extraordinariamente ao já significativo acervo existente do Instituto, portanto, é como muita satisfação e responsabilidade que recebemos esse acervo e agradecemos à família Caldeira e à Diretora Aline Nascimento, pela confiança depositada”, destacou o presidente.

Depoimento e agradecimento


" Adoradas e adorados, divulgo, com muita alegria, que a biblioteca particular de meu pai, o sociólogo José Caldeira (1945-2003), foi doada ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM. Agradeço ao Presidente do IHGM, o professor e historiador Euges Lima, por haver acolhido o acervo, que agora se encontra em uma instituição que permitirá a um público mais amplo o acesso aos seus livros, e também possibilitará, eventualmente, a realização de estudos diversos sobre a sua vida e obra. Acrescente-se que meu pai era um sociólogo que defendia a ideia de que a boa Sociologia é aquela que se aproxima da história e vice-versa. Por essa razão, ele certamente gostaria de saber que a sua biblioteca foi destinada ao Instituto Histórico da sua terra. Um adendo importante: Euges foi meu aluno no Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA na década de 1990 (é, queridas e queridos, o tempo passa, o que me deixa ainda mais feliz. No Instituto, será reproduzido, ao menos em parte, o escritório de trabalho de meu pai, que antes ficava na sua casa. A doação foi efetuada pela minha mãe, Marlene Caldeira."

João Ricardo Caldeira (professor e historiador; graduado e doutorado pela USP; primeiro Diretor e professor fundador do Curso Regular de História da UEMA em 1995). Autor de INTEGRALISMO E POLÍTICA REGIONAL: a ação integralista no Maranhão(1933-1937). São Paulo: Annablume,1999.