quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

O CENTENÁRIO DE D. PEDRO II E O IHGM


EUGES LIMA

Historiador e Presidente do IHGM

 


O 2 de dezembro de 1925 foi um dia memorável para São Luís do Maranhão, a Câmara de Vereadores, decretou feriado municipal e a programação das comemorações foi diversificada e intensa.

Inúmeras atividades foram planejadas, desde salva de foguetes a partir das seis da manhã, nas Praças Deodoro e João Lisboa até a (re)inauguração da Avenida Pedro II, que deixou de chamar-se Avenida Maranhense, sendo trocado o nome do logradouro pela municipalidade para homenagear o Imperador no seu centenário. Na sequência das comemorações, deu-se a primeira sessão cívica do Instituto de História e Geografia do Maranhão no Salão da Câmara Municipal.

 Em sessão concorridíssima, onde estavam presentes todas as autoridades, intelectuais, políticos, estudantes e populares, pois foi no bojo dessas comemorações em alusão ao Centenário de Pedro II e com o objetivo precípuo de integrá-las que foi fundado e depois instalado em sessão cívica o IHGM, portanto, o 2 de dezembro, é uma das datas mais significativas  do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, a Casa de Antônio Lopes, seu idealizador e secretário perpétuo.

Assim registra o jornal “O Combate” sobre a sessão de instalação do IHGM na Câmara Municipal de São Luís no dia 1 de dezembro de 1925:

“A primeira sessão cívica do Instituto de História e Geographia do Maranhão, comemorativa da sua instalação e dedicada também a data que recorda o nascimento de D. Pedro II, terá lugar amanhã, às 10 horas, com máxima solenidade na sala de sessões da Câmara Municipal. Comparecerão a solenidade todas as autoridades federaes, estaduaes e municipaes.

À porta da Câmara tocarão as bandas musicaes.

O ingresso será permitido às famílias e cavalheiros, estudantes, auxiliares do comércio.

O corpo comercial e cônsules foram convidados por intermédio da prestigiosa Associação Comercial.

Serão expostos retratos de D. Pedro II, D. João VI e D. Pedro I, sendo o de D. Pedro II devido ao pincel do distinto pintor snr. Paula Barros.”

As atividades comemorativas preencheram todo o dia 2, com sessão matinal no Cinema Olympia, desfiles escolares às 16 horas na Praça João Lisboa, precedidos por bandas de musicas e préstimo cívico, encerrando finalmente a partir das 20 horas com sessão cívica no Teatro Arthur Azevedo.

Esse dia tão especial para a população ludovicense e principalmente para uma elite intelectual que assumira a organização das atividades tinha como razão principal a comemoração do Centenário do Imperador D. Pedro II, que mesmo passado mais de duas décadas de sua morte e do advento da República, pode-se perceber por esses eventos o quanto sua memória ainda continuava viva e popular entre os maranhenses e brasileiros para justificar a magnitude e o simbolismo dessas comemorações.