quinta-feira, 16 de agosto de 2018

IHGM lançará Revista dia 22 de agosto




Importantes temáticas são abordadas neste número, como a ocupação francesa no seiscentos, a partir dos olhares dos seus cronistas, franceses e portugueses, o questionamento da fundação de São Luís, as três fundações do IHGM, o interessante texto da professora Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo (falecida ano passado), em homenagem aos 90 anos do IHGM, onde conta parte de suas vivências nos quarenta anos como sócia efetiva (1977/2017).

Há artigos também sobre nomes importantes da intelectualidade e ciência maranhense, como Raimundo Lopes, Nina Rodrigues, Astolfo Serra e Aderson Ferro, entre outros temas da história do Maranhão, além de eruditos discursos de posses que compõem e engrandecem este volume, sempre trazendo informações preciosas sobre os patronos desta Casa. 

O volume consta com dezenove colaboradores/autores e vinte dois textos, entre artigos e discursos, além de um caderno de fotografias das principais atividades do Instituto, entre 2015 e 2017, assim como a relação de patronos e ocupantes atuais.

A publicação desta revista é produto do Termo de Cooperação Técnico-Cientifica, firmado em 2016 entre o IHGM e a SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão).

O lançamento será no próximo dia 22 (quarta), durante as homenagens ao Dia do Historiador que terão inicio às 16 horas com a palestra “Diogo de Campos Moreno: conquistador do Maranhão”, que será realizada pelo historiador Rosberg Farias, seguida pelo lançamento da Revista de n. 46, às 17:30 na sede do IHGM. A programação é aberta ao público.




segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Discurso de posse de José Augusto Oliveira na presidência do IHGM


Asseguro-lhes que, atento ao antigo preceito latino, garantia de boa acolhida da opinião, serei breve.

Cumprimentos à mesa da presidência.

A meus Familiares, que me dão o alento da vida e da esperança, e me honram com suas presenças, comparecendo a esta solenidade.
À generosa Família do Rotary Clube, que me deu braços alargados para servir, servir sempre, sem interesses.
Aos Professores da Universidade Estadual do Maranhão, que aqui se fazem presentes.
Amigos são a família que podemos escolher e eu tive a grande oportunidade de construir uma família de amigos. Agradeço o entusiasmo, a prestimosidade e a presença de todos.

Prezados confrades, caríssimas confreiras,

É com profundo senso de responsabilidade que eu, também em nome dos que me acompanham na Diretoria, apresento a todos, os nossos agradecimentos pelo voto de confiança que nos é dado para assumirmos a Direção e conduzirmos os interesses deste sodalício no biênio 2018-2020, quando já nos aproximamos do seu centenário de existência. Aqui estou para receber os desígnios da presidência deste ínclito Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM.

Uma distinção que seus ilustres membros me concedem e que tanto me honra! Distinção que superlativa a nossa responsabilidade. Em contrapartida, oxigena o estímulo.

Na melhor tradição da Casa, um associado ascende à presidência. Não por mera rotina. A sábia orientação privilegia a experiência adquirida, a intimidade com a realidade do agir e do administrar. Fundamenta-se na avaliação silenciosa do empenho e do desempenho. No presente caso, segura e fortemente matizada pela generosidade.

Agradeço àqueles que, desde há algum tempo, nos estimulavam a empreender esta caminhada que hoje se fortalece, pelo que então referencio o nome da professora Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo; agradeço a todos com quem trocamos ideias, compartilhamos nossas preocupações, e aos que ainda irão colaborar e iluminar nossa proposta que se tornará Plano de uma Gestão Estratégica para o Instituto, a partir de sua plena aceitação.

É de nosso querer que todos aqueles que sufragaram o nosso nome - os confrades e confreiras -, também os sócios correspondentes, honorários e beneméritos, e os demais convidados aqui presentes, saibam do compromisso que temos de respeitar o exemplo de operosidade deste Instituto com o estudo e a difusão do conhecimento da História, da Geografia e das ciências afins; na defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Ambiental; na cooperação com os Poderes Públicos, nos projetos e ideais que visem ao engrandecimento científico e cultural, de modo particular, do Estado do Maranhão.

Herança que nos deixaram aqueles que presidiram este sodalício - a quem saberemos engrandecer a importância pessoal e obra; e aqueles que tomaram assento em suas cadeiras ao longo destes quase cem anos - aos quais honraremos o bem feito.

Aos que hoje labutam por sua diligência, louvo os esforços de manter o bom nome e a atitude contributiva para com a cidade de São Luís, o Maranhão e o País.

Aos desafios, propomo-nos a responder com trabalho e respeito aos compromissos assumidos pelo Instituto e com o apoio de cada um e de todos os confrades e confreiras, realizar uma gestão que seja democrática, transparente, parceira do público e do privado, solidária nas lutas e desejos de cada um e de todos e fraterna e harmônica nas relações internas.

Une-nos a convicção de sermos herdeiros do legado desta Casa!

Alivia-me saber que fui precedido nesta Casa  por notáveis presidentes, com menção especial para Justo Jansen Ferreira, o primeiro presidente (1925-1929), que legou a seus sucessores uma conduta irrepreensível na condução dos destinos desta instituição. Ressalto os nomes daqueles que, defendendo as convicções de seu idealizador e fundador, Antônio Lopes da Cunha, se houveram com desvelo, espírito público, à frente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM: José Domingues, João Braulino de Carvalho, Leopoldino Lisboa, Elisabeto Barbosa de Carvalho, Ruben Almeida, José Ribamar Seguins, Jorge Hédel Ázar, Edomir Oliveira Martins, Nywaldo Macieira, Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo, Telma Bonifácio. Quisera ainda celebrar aquele que me antecedeu nesta presidência, professor Euges Silva de Lima. Destes, a partir de hoje, me torno herdeiro de precioso legado.

Peço vênia para externar a minha gratidão pessoal ao Presidente Euges, pela corajosa confiança com que me distinguiu, ao convidar-me para integrar a sua Diretoria. Saibam todos que, do trabalho comum que nos reuniu ao longo do mandato, resultou a sedimentação de uma fraterna amizade que muito me regozija.

Assumo, pois, esta Presidência sob o resguardo do trabalho coletivo. Pesa sobre mim, nestes instantes, o aviso de que responderei, junto com esta Diretoria, e em estreita aliança com todos os Acadêmicos, pelo difícil e digno dever de conduzir a nossa Casa, enaltecendo o Estado do Maranhão, por tê-la como patrimônio do seu povo.

Nesta Diretoria, composta pelos ilustres confrades Euges Silva de Lima, como Vice-Presidente, Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, como Primeira-Secretária, Antônio Guimarães de Oliveira, como Segundo-Secretário, José Bello Salgado Neto, como Primeiro-Tesoureiro, Josiel Ribeiro Ferreira, como Segundo-Tesoureiro. E ainda Francarlos Diniz Ribeiro, como Diretor de Patrimônio, Iran de Jesus Rodrigues dos Passos, como Diretor de Serviços de Divulgação. Enriquecida pelo  Conselho Fiscal, formado pelos consócios Célio Githay Vaz Sardinha, Arthur Almada Lima Filho, Josefa Ribeiro da Costa, Ronald Pereira dos Santos, José Ribamar de Sousa Almeida e Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva, nesta Diretoria, sim, prevalece o irrepreensível zelo por esta egrégia Instituição, todos a servir de pontes entre tradições quase centenárias e os apelos do futuro. Ouso afirmar que, todos juntos, queremos celebrar o centenário do IHGM em sintonia com a sociedade do Maranhão. Poucas  coisas são hoje tão maranhenses quanto esta instituição!

A Diretoria que ora toma posse dará seguimento ao trabalho desenvolvido pelos que nos antecederam, no processo de contínua construção. Para tanto, aberta ao diálogo, espera contar com a colaboração e a participação de todos os integrantes da Instituição, para além de eventuais desencontros e divergências. Não nos esqueçamos de que o Instituto são os associados e de que a Casa é para o Maranhão e para além dele. E, sobretudo, nos ultrapassa.

A missão de cada nova Diretoria implica continuidade e acrescentamento. Tem sido assim. Assim seguirá. Sabemos todos os que navegamos nesses espaços. Sabe-o, o Instituto.

O futuro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM de nada valerá se o coração desta Casa de Antônio Lopes não bater no compasso herdado dos antigos, dos nossos patronos, fundadores e antecessores. É o que o reabastece! É o que o singulariza! É nesse ritmo, e nesse rito, na sequência dos exemplos que recebemos dos que zelaram pela Casa, que se construirá um futuro do qual as gerações sucessoras poderão se orgulhar do que fizemos da mesma forma que hoje, no presente, nos orgulhamos do passado. Assim, continuamos e continuaremos, com o coração forte, para continuar escrevendo as páginas de relevantes serviços à Sociedade Maranhense e Brasileira.

Que os ideais de Antônio Lopes da Cunha - patrono do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão -, e dos intelectuais que o fundaram, e de todos os que nos antecederam, seja nosso conforto nessa labuta e que Deus nos abençoe e nos cubra a todos com suas graças.

Obrigado.