terça-feira, 3 de novembro de 2015

400 anos da expulsão dos franceses do Maranhão

 
Por Euges Lima
(Prof. de História e Pres. do IHGM)
  
Tela: expulsão dos franceses do MA de Armando Viana 
Há 400 anos, no dia 4 de novembro de 1615, os portugueses, comandados por Alexandre de Moura, tomaram posse do forte São Luís dos franceses. Essa data é considerada um marco da expulsão dos franceses e do início da colonização portuguesa no Maranhão.
Embora alguns livros trazem o dia 3 de novembro, consultando fontes primárias do período, observa-se que a rendição de Ravardière se dá mesmo no dia 4 de novembro no forte do Sardinha que depois os portugueses irão chamar de forte São Francisco. No mesmo dia, após a capitulação de Ravardière, os lusos tomaram posse do forte São Luís, cuja chave é entregue pelo próprio huguenote a Alexandre de Moura.
Tentando de todas as formas ganhar tempo na esperança vã de algum socorro vindo da França, Ravardière, cercado por terra pelas tropas de Jerônimo de Albuquerque Maranhão e bloqueado por mar pela armada de Alexandre de Moura, ficou sem alternativa, tendo que render-se pacificamente, sem disparar um único tiro e aceitar todos os termos do "acordo" de rendição imposto pelos portugueses.
A historiografia tradicional maranhense, sempre afirmou que em 31 de outubro de 1615, Jerônimo de Albuquerque Maranhão acampou com suas tropas na fonte das Pedras, quando fazia o cerco ao forte Francês. Alexandre de Moura, assim que entrou na barra do Maranhão, uma das suas primeiras ordens foi mandar " marchar Hierônimo de d'Albuquerque, a que com trezentos homens da sua gente [...] se pusesse pela parte de terra à vista do forte São Luís," confirmando assim, essa ideia de que houve realmente um cerco por terra. Isso consta no seu Relatório de 1616.