sábado, 23 de fevereiro de 2013

Onde enterrar o Rei Ricardo III ?

Do site  info.abril.com.br

Ricardo III, mais simpático do que se imaginava
Londres - Os restos do rei Ricardo III, localizados após 500 anos de buscas, tornaram-se motivo de disputa na Inglaterra, onde especialistas e autoridades locais discutem sobre o lugar onde o monarca deve ser enterrado.
A catedral de Leicester foi escolhida como seu lugar de descanso pois seus restos mortais foram encontrados nesta cidade e identificados por provas de DNA feitas por cientistas locais.

Mas a cidade de York também deseja receber os restos de Ricardo III (1452-1485) pois ele foi o último monarca da dinastia de York. Outros especialistas apontam a abadia de Westminster, em Londres, como o lugar adequado, pois Ricardo III morreu quando era o rei.
A equipe de arqueólogos da Universidade de Leicester confirmou na segunda-feira que os restos mortais encontrados no ano passado pertenciam a Ricardo III, o último monarca inglês que perdeu a vida em uma batalha.

Seus restos foram encontrados sob um estacionamento onde antigamente ficava uma igreja onde estudos históricos diziam que estava o túmulo do rei, que morreu na batalha de Bosworth Field, em 1485, durante a Guerra das Duas Rosas.

Os moradores de York reuniram 11.000 assinaturas para pedir que Ricardo III fosse enterrado na cidade. Vários dirigentes municipais escreveram cartas à rainha Elizabeth e ao Ministério da Justiça para reivindicar que o soberano voltasse ao seu "lar espiritual".
No entanto, a catedral de York renunciou ao direito em favor de Leicester, por considerar que após os meses de pesquisas, os moradores dessa cidade desenvolveram um "sentimento de pertinência" em relação ao monarca.

O Ministério de Justiça, por meio de um comunicado, disse que Leiceister obteve permissão para exumar os restos do monarca e que até 31 de agosto de 2014 poderá conservar os restos no museu Jewry Wall, fazer uma sepultura catedral de St. Martin ou em qualquer local onde isto posse ser realizado.
As autoridades de York anunciaram que continuam com seu plano de entrar em contato com o ministério e a rainha para que "reconsiderem sua opinião levando em conta o povo de York".
Ricardo III, duque de Gloucester, sucedeu no trono, em 1483, seu irmão Eduardo IV, e reinou durante dois anos, até sua morte, em 1485. Foi o último membro da casa dos York no trono, sucedida pela dinastia dos Tudor.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Palestra sobre a história do 24 BC

Palestra

A presidente do IHGM, professora Dra. Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, a convite do comandante do 24 Batalhão de Caçadores do Exército brasileiro, Tem. Cel. Heber Costa, ministrará dia 26 (terça-feira), palestra sobre a história do 24 BC no Maranhão. O evento será as 9 nove horas, no 24 BC, no bairro do João Paulo.

História do  24 BC

O 24º Batalhão de Caçadores , Batalhão Barão de Caxias, foi criado pelo Decreto Nr 30, de 22 de fevereiro de 1839, em Belém/PA, sob a denominação de 9º Batalhão de Caçadores. Em 1842, foi denominado 5º Batalhão de Fuzileiros. Em 28 de setembro de 168, após combate de Surubihi, na Guerra do Paraguai, foi dissolvido, sendo reativado em 12 de agosto de 1870, como 5º Batalhão de Infantaria Pesada, desta feita, agora em São Luís, onde ocupou instalações na Praça Deodoro. Em 18 de agosto de 1888, passou a denominar-se 5º Batalhão de Infantaria e em 04 de junho de 1908, novamente, muda de denominação, passando agora a intitular-se 48º Batalhão de Caçadores. Finalmente, em 11 de dezembro de 1919, passa a adotar denominação, 24º Batalhão de Caçadores, vindo a ocupar as atuais instalações em 19 de abril de 1941.