quarta-feira, 27 de outubro de 2021

MORRE AOS 92 ANOS, ARTHUR ALMADA LIMA

 

Faleceu hoje (27), em São Luís, às 5 horas, vítima de problemas cardiorrespiratórios, o desembargador aposentado e membro efetivo do IHGM, o intelectual Arhur Almada Lima Filho.

Almada Lima nasceu em Caxias (MA), em 17 de outubro de 1929, tinha 92 anos.  Foi jornalista, promotor de justiça, juiz de direito e desembargador. Atuou também como professor, escritor, pesquisador e foi presidente fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), Instituição fundada em 2003.

No IHGM, era ocupante da cadeira de N.º 57, patroneada pelo professor e pesquisador, fundador do Instituto Histórico do Maranhão, o engenheiro José Eduardo de Abranches Moura. Era membro efetivo do IHGM desde 2012.

Deixa cinco filhos e nove netos e viúva, a professora universitária Antônia Miramar Alves Silva (UEMA).

“É com imenso pesar que recebemos a notícia do passamento, hoje, do nosso membro efetivo, Dr. Arthur Almada Lima Filho. Era um amigo leal e companheiro nas lides do IHGM; da história e cultura do Maranhão. Almada Lima deixa um legado memorável para Caxias e para todo o Maranhão, nos campos do direito, das letras, da educação e da história caxiense. Neste momento difícil, nos solidarizamos com os familiares e amigos”, destacou o presidente do IHGM, Euges Lima.