quinta-feira, 16 de agosto de 2018

IHGM lançará Revista dia 22 de agosto




Importantes temáticas são abordadas neste número, como a ocupação francesa no seiscentos, a partir dos olhares dos seus cronistas, franceses e portugueses, o questionamento da fundação de São Luís, as três fundações do IHGM, o interessante texto da professora Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo (falecida ano passado), em homenagem aos 90 anos do IHGM, onde conta parte de suas vivências nos quarenta anos como sócia efetiva (1977/2017).

Há artigos também sobre nomes importantes da intelectualidade e ciência maranhense, como Raimundo Lopes, Nina Rodrigues, Astolfo Serra e Aderson Ferro, entre outros temas da história do Maranhão, além de eruditos discursos de posses que compõem e engrandecem este volume, sempre trazendo informações preciosas sobre os patronos desta Casa. 

O volume consta com dezenove colaboradores/autores e vinte dois textos, entre artigos e discursos, além de um caderno de fotografias das principais atividades do Instituto, entre 2015 e 2017, assim como a relação de patronos e ocupantes atuais.

A publicação desta revista é produto do Termo de Cooperação Técnico-Cientifica, firmado em 2016 entre o IHGM e a SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão).

O lançamento será no próximo dia 22 (quarta), durante as homenagens ao Dia do Historiador que terão inicio às 16 horas com a palestra “Diogo de Campos Moreno: conquistador do Maranhão”, que será realizada pelo historiador Rosberg Farias, seguida pelo lançamento da Revista de n. 46, às 17:30 na sede do IHGM. A programação é aberta ao público.




Nenhum comentário:

Postar um comentário