sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O IHGM promove ciclo

No bojo das comemorações dos quatrocentos anos de São Luís, o IHGM saiu na frente e deu início a um ciclo de estudos/debates sobre história do Maranhão, intitulado: " A cidade do Maranhão: uma história de 400 anos". Ao todo são seis ciclos e vão até setembro de 2012. Dois já foram realizados, o primeiro, dia 28 de julho, com bastante êxito, o segundo, dia 25 de novembro e tratou entre outros temas, sobre  a Independência do Maranhão.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

86 ANOS DE IHGM

     
Um breve histórico


       Há 86 anos no dia 20 de novembro de 1925, sob a presidência do Dr. Justo Jansen Ferreira secretariado pelo Dr. Antonio Lopes da Cunha, reuniram-se na sede provisória em sessão solene os srs. José Pedro Ribeiro, José Ribeiro do Amaral, Dr. José Domingues da Silva, Domingos de Castro Perdigão, Wilson da Silva Soares, Dr. Benedito Barros Vasconcelos,  José Abranches de Moura, Padre Arias de Almeida Cruz e Padre José Ferreira Gomes para tratarem da fundação de um Instituto de  História e Geografia do Maranhão, sob os moldes do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro fundado pelo Imperador D. Pedro II na cidade do Rio de Janeiro em 1938, sede da Corte Imperial. Aprovado o estatuto ou regimento para entrar vigor, imediatamente convocaram as eleições da primeira diretoria e marcaram a data de início dos trabalhos para 2 de  dezembro de 1925 em comemoração ao primeiro centenário de D. Pedro II.  


Objetivos

      O IHGM tem como objetivos coligir, metodizar, publicar e arquivar os documentos necessários para a História e a Geografia do Brasil e do Maranhão hoje alargadas em leque abarcando as demais Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.
       Respeitar os preceitos de correspondência com as demais associações congêneres do mundo; de estímulo à criação de entidades análogas no Estado do Maranhão, e a publicação da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, impressa e digital.

Acervo

       O IHGM tem sob sua guarda um consistente acervo documental oriundo de aquisição, permuta e doação tais como obras de referência de autores maranhenses e de outros estados brasileiros, literatura em geral de História, Geografia e áreas afins, revistas dos Institutos Históricos de todo o país, biografias, documentos manuscritos, mapas, plantas e documentos avulsos como períodicos e publicações diversas dos municípios maranhnenses.

Permanência

     O IHGM enfrentou desde a sua fundação, como informa Antonio Lopes seu idealizador e Secretário Perpétuo dificuldades financeiras, de localização e manutenção, no entanto, a vontade de seus integrantes sempre esteve acima dessas vicissitudes, daí porque chega aos seus 86 anos ativo e participativo na sociedade maranhense, buscando sempre o estudo, o conhecimento e o debate acerca da história do Maranhão, sua geografia, entre outros aspectos, científicos e culturais. Desperta ainda hoje, na juventude da intelectualidade maranhense o desejo de integrar seus quadros. O Instituto disponibiliza 60 cadeiras para serem ocupadas por pessoas de renomada produção intelectual, contribuição acadêmica e/ou educacional ao Estado do maranhão.

      Para se tornar um sócio efetivo do IHGM é necessário ser indicado por um sócio, passar pela aprovação de uma comissão de três sócios, conhecerem o Estatuto e produzir material de publicação acadêmica e ciêntifica para a revista. O IHGM é uma entidade sem fins lucrativos.