sexta-feira, 25 de outubro de 2013

IHGM e Marinha do Brasil organizam Seminário


A presidente do IHGM e demais sócios do Instituto, se reuniram na manhã da última segunda-feira (21) com o Capitão dos Portos do Maranhão, Jair dos Santos Oliveira, para discutir a programação do Seminário: “Jerônimo de Albuquerque e sua importância na história do Maranhão: símbolos, significados e representações”, previsto para ocorrer nos dias 20 e 21 de novembro, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Esse projeto é uma parceria entre o IHGM e a Marinha do Brasil no sentido da organização e realização de um seminário sobre a figura de Jerônimo de Albuquerque Maranhão.
Este ano, a Marinha está realizando eventos comemorativos ao aniversário dos quatrocentos anos do início da Conquista do Maranhão pelas forças navais comandadas por Jerônimo de Albuquerque em 1613. Dessa forma, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha está coordenando a programação de diversos eventos nas cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Luís.
 


Participaram da reunião, o Capitão dos Portos Jair Santos, o Capitão de Fragata, Ricardo Guimarães Barbosa, a presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio, o vice-presidente, professor Euges Lima e a professora Joseth Coutinho Martins de Freitas, que além de sócia efetiva do Instituto Histórico é diretora da SOAMAR (Sociedade dos Amigos da Marinha), uma das entidades apoiadoras do evento. Após a reunião, a presidente ofereceu um café da manhã para os oficiais da Marinha e o grupo se dirigiu até o auditório central da UFMA, no Campos do Bacanga, local onde ocorrerá o seminário.
As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas no site da Capitania dos Portos: http://www.mar.mil.br/cpma/


 

SEMINÁRIO
JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE E SUA IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA DO MARANHÃO: símbolos, significados e representações
PROGRAMAÇÃO
QUARTA 20 NOVEMBRO
13h 30min Credenciamento
14h Abertura Oficial
14h 10 min Saudação do Capitão dos Portos e da Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM)
Jair dos Santos Oliveira e Telma Bonifácio
14h 30min Conferência Inaugural
Armando de Senna Bittencourt, vice-almirante da Marinha e Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
15h 30min Coffee Break
15h 50min Mesa Redonda
POR ORDEM DE SUA MAJESTADE: Jerônimo de Albuquerque e a conquista do Maranhão
Maria de Lourdes Lacroix, historiadora e professora aposentada da UFMA e UEMA com mestrado pela FGV. Autora, entre outros livros, de “JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO: guerra e fundação no Brasil colonial”.
Armando de Senna Bittencourt, vice-almirante da Marinha e Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
Euges Lima, professor de história das Redes Públicas estadual e municipal de São Luís, com especialização em história pela UEMA e vice-presidente do IHGM.
18h Encerramento
 
QUINTA 21 NOVEMBRO
14h Conferência
Paulo Albuquerque Maranhão (descendente de Jerônimo de Albuquerque Maranhão)
15h Coffee Break
15h 20min Mesa Redonda
A BATALHA DE GUAXENDUBA: Jerônimo de Albuquerque e a arte da guerra brasílica
Paulo Albuquerque Maranhão (descendente de Jerônimo de Albuquerque Maranhão)
Joseth Coutinho Martins de Freitas, graduada em filosofia, professora aposentada da UFMA, diretora da SOAMAR e sócia efetiva do IHGM. Autora, entre outros livros, de “MUNICÍPIOS MARANHENSES”.
José Almeida (pesquisador)
18h Coquetel

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Festa do Educador será domingo, dia 27

 
Do site do SINPROESEMMA
 
 
Professores e funcionários de escola vão se reunir no próximo dia 27 numa grande festa promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), na sede social da entidade no Laranjal, na Estrada de Ribamar. O evento é uma forma de a entidade comemorar os dias 15 e 28, nos quais são homenageados, respectivamente, o Professor e o Funcionário Público.

Segundo o diretor de Cultura do SINPROESEMMA, Euges Lima, a organização trabalha para receber cerca de 2 mil trabalhadores em educação numa programação que envolve show ao vivo e distribuição de brindes. Além disso, os trabalhadores vão comemorar a conquista do Estatuto do Educador. “Em outros anos, fazíamos a festa para aproveitar para cobrar a aprovação do estatuto. Agora vamos compartilhar um momento de vitória concreta do sindicato e da categoria”, afirma.
As comemorações na sede social do Sindicato serão iniciadas a partir das 13h, com uma feijoada ao som do pagode Conselho em Samba. Ao lado disso, os educadores, familiares e amigos poderão também desfrutar das áreas de lazer da sede, como as piscinas, quadra de futebol, playground, além de assistir à I Copa Estadual do SINPROESEMMA que será realizada no mesmo dia, por exemplo.

Sorteios de brindes

O tradicional Sorteio de Prêmios do SINPROESEMMA aos trabalhadores que participam da festa deverá ser mais uma vez uma das principais atrações. Na ocasião, estão feito a distribuição de tabletes, notebooks, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e mais dois presentes especiais. “Este ano serão sorteadas duas motos. Essa é a maior premiação de todas as edições da festa do educador que já se constituiu como uma tradição da categoria para comemorar o Dia do Professor e também do Funcionário Público”, destaca.
 
Vale lembrar que para participar do sorteio dos brindes, o associado ao SINPROESEMMA deve comparecer ao local do evento e apresentar o contracheque à Comissão Organizadora.
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
 
13h – Feijoada com animação musical com o grupo de pagode Conselho em Samba
17h – Sorteio de Prêmios
20h – Animação com a banda “Os Manos”
23h – Encerramento