sexta-feira, 23 de março de 2018

Padre João Rezende Filho toma posse no IHGM



São Luís – Tomou posse ontem (22), quinta, às 19:30, no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), na Cadeira de n.º 35, patrocinada por Domingos de Castro Perdigão, o padre, pesquisador e genealogista, João Dias Resende Filho.

Compuseram a mesa dos trabalhos, o presidente do IHGM, professor Euges Lima; Natalino Salgado Filho; Desembargador e Sócio do IHGM, Cleones Cunha; padre Meireles, sócio do Instituto e Chanceler da Cúria da Igreja, além do presidente da AML, Benedito Buzar.  

A solenidade de posse ocorreu no auditório da Academia Maranhense de Letras e começou com a declaração de abertura da Assembleia pelo presidente da entidade, o professor Euges Lima. A apresentação e recepção do empossando foi feita pelo sócio, professor e médico, Natalino Salgado Filho, padrinho do empossando.

O novo sócio, depois de ter cumprido todos os ritos de posse, como leitura do compromisso da instituição, recebimento do Diploma e do colar com as insígnias da sociedade, quando já na condição de sócio efetivo e mais novo membro do IHGM, proferiu o seu discurso de posse sobre a biografia e importância da obra e trajetória do seu patrono para história do Maranhão, assim como destacou os seus antecessores na cadeira, com ênfase a Tucídydes Barbosa.

Ressaltou ainda, a honra e a felicidade em estar ocupando uma cadeira em tão tradicional e prestigiosa instituição, tão cara para história e cultura maranhense. A solenidade contou com muitos convidados, sócios, membros do clero, acadêmicos, familiares e amigos que foram prestigiar o evento.

Perfil do novo sócio

Possui graduação em Direito pela Universidade Uniceuma (2003) e em Teologia (2012) no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Genealogista e pesquisador na área de História do Comércio no Maranhão, História da Família e Genealogia de famílias maranhenses e nordestinas. Tesoureiro da Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado do Maranhão (AAMAPEM).

Sócio Colaborador do Colégio Brasileiro de Genealogia(CBG), Bacharel em Direito e em Teologia e sacerdote católico romano. Membro efetivo da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (ASBRAP), com sede em São Paulo, sócio colaborador do Colégio Brasileiro de Genealogia (CBG), com sede no Rio de Janeiro, Conselheiro e vice representante do Instituto Cultural Dona Isabel I, a Redentora (IDII), com sede no Rio de Janeiro. Sócio da Confraria dos Bibliófilos do Brasil (CBB), com sede em Brasília, DF. e da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia. Autor do livro “São Luís, Rei de França”, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário