segunda-feira, 2 de maio de 2016

Sanches toma posse no IHGM



 Sanches recebe o Diploma de sócio do pres. do IHGM, prof. Euges Lima
São Luís - Na última sexta-feira, 29 de abril, tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão na cadeira de n. 10, patroneada pelo Pe. José de Moraes o jornalista imperatrizense Edmilson Sanches. A solenidade ocorreu a partir das 19h e foi dirigida pelo presidente da entidade, Euges Lima. O discurso de recepção ao jornalista e escritor foi feito pelo desembargador aposentado Arthur Almada Lima Filho, membro efetivo do IHGM e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias.

 A posse de Edmilson Sanches aconteceu exatamente um ano depois de uma palestra que ele fez no auditório da instituição, cujo o o tema foi "Ilustres Desconhecidos -- Por que o Maranhão Abandona seu Maior Patrimônio", sobre maranhenses ilustres com contribuição nacional às Artes, Ciências, Política, Administração, Música, Literatura etc. e que são praticamente desconhecidos no próprio estado.

Com a repercussão da palestra e o reconhecimento dos trabalhos de pesquisa e divulgação históricas do jornalista, Sanches recebeu convite para concorrer a vaga no IHGM, tendo sido eleito no final de 2015 para a cadeira 10, que tem como patrono José de Moraes, sacerdote jesuíta nascido em 1708, cronista da Vice-Província do Maranhão, autor da "História da Companhia de Jesus na Extinta Província do Maranhão e Pará".