quinta-feira, 24 de março de 2016

Professor Natinho toma posse no IHGM




São Luís – Tomou posse no último dia 11, às 19 horas no Auditório Ribamar Seguins na Sede do IHGM, na cadeira de n.º 38, patroneada por Batista Barbosa de Godois o professor de português, pesquisador, poeta e ensaísta, Natinho Costa Fênix, pseudônimo literário de Raimundo Nonato Costa Guilhermino.

Professor Natinho como é mais conhecido, nasceu em Carnaubeiras, município de Araioses, no dia 14 de Dezembro de 1963. É membro efetivo na SOBRAMES - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde cursou também especialização em Perspectivas Críticas da Literatura Contemporânea. Começou a escrever cedo, desde os quatorze anos, mas só começa a publicar nos anos de 1980, analisando as obras de literatura recomendadas para o vestibular e nos anos de 1990 lança Eu Pecador, seu primeiro livro de poesias.

Em 2015 lançou As aventuras de uma gotinha d'agua, seu primeiro livro infantil e tem para lançar O gatinho que não sabia miar, também infantil, e o ensaio Poemas da Saudade que ficou. Uma coletânea de poemas da fase do decadentismo no Maranhão, além de outros trabalhos voltados para a Literatura Maranhense.

Em 2014 participou do projeto de leitura Lê pra mim, de projeção nacional, tendo à frente a atriz Sônia de Paula, a dançarina Ana Botafogo, a cantora Cecília Leite, e outros nomes. Sua vocação literária foi puro incentivo de sua mãe, que era contadora de histórias e cantadora de cordel nas noites enluaradas do interior (Araioses). “Momento feliz de minha vida. A minha posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, no dia 11 de Março de 2016. Só Felicidades ”, destacou o novo imortal do IHGM.