quinta-feira, 30 de março de 2017

Códices dos séculos XVIII e XIX restaurados são entregues ao IHGM



Euges Lima, Jhonatan Almada e Helena Espínola
São Luís – Ontem (29) à tarde, no auditório Ribamar Seguins do IHGM, foram entregues oficialmente pelo Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), representado pela sua diretora, Helena Espínola, por meio do convênio IHGM/SECTI, três Códices (livros) de Alcântara dos séculos XVIII e XIX, completamente restaurados, encadernados e digitalizados.

Esse trabalho de recuperação e restauração desses documentos, faz parte de um projeto do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) que teve inicio em 2016, após a assinatura  de um Convênio Técnico-Cientifico firmado entre as duas instituições.

Os códices são formados por três livros do Senado da Câmara da Vila de Santo Antônio de Alcântara. O mais antigo tem seu termo de abertura datado de 1774 e vai até 1814, contendo 159 folhas, trata do “Livro das Obrigações”; o segundo é o “Termo de Vereação”, de 1786 a 1792, contendo 196 folhas; o terceiro e último é o “Livro dos coletores do diferentes impostos” de 1838 a 1872, contendo 145 folhas.

Estiveram presentes no ato de entrega, o Secretário da Secti, Jonathan Almada, a Diretora do Apem, Helena Espínola, Teresa Nascimento, representando a Fundação Sousândrade, membros do Instituto e demais convidados.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Códices serão entregues dia 29, depois de restaurados, digitalizados e encadernados



São Luís - No próximo dia 29(quarta), às 17h30min, no auditório Ribamar Seguins do IHGM, Rua de Santa Rita, 230, Centro, será entregue oficialmente pelo Aquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), representado pela sua diretora, Helena Espínola, por meio do convênio IHGM/SECTI, três Códices(livros) de Alcântara dos séculos XVIII e XIX, completamente restaurados, encadernados e digitalizados.

Esse trabalho de recuperação e restauração desses documentos, faz parte de um projeto do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão(IHGM) em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação(Secti) que teve inicio em 2016, após a assinatura  de um convênio Técnico-Cientifico firmado entre as duas instituições.

“Há três anos, estávamos lutando para atingir esse objetivo, mas esbarrávamos nos custos financeiros para tal. Finalmente, ano passado, através de uma parceria com a Secti e graças a sensibilidade e compromisso com a preservação da história do Maranhão do seu titular, o historiador Jhonatan Almada, isso foi possível”, destacou Euges Lima.

Os livros estavam bastante danificados e precisavam de restauração. Desde 2014, quando o professor Euges Lima assumiu a presidência do IHGM que a meta e o compromisso foram assumidos pela gestão.

Desde os anos de 1930 que os livros estão sob a guarda do IHGM, quando foram doados pelo então secretário da instituição, o historiador Antônio Lopes, que os achou em 1923 e utilizou-os como fonte para escrever o livro “Alcântara: subsídios para a história da cidade”, 1957.

Os códices são formados por três livros do Senado da Câmara da Vila de Santo Antônio de Alcântara. O mais antigo tem seu termo de abertura datado de 1774 e vai até 1814, contendo 159 folhas, trata do “Livro das Obrigações”; o segundo é o “Termo de Vereação”, de 1786 a 1792, contendo 196 folhas; o terceiro e último é o “Livro dos coletores do diferentes impostos” de 1838 a 1872, contendo 145 folhas. Estarão presentes na entrega, o Secretário da Secti, Jonathan Almada, a Diretora do Apem, Helena Espínola, representante da Fundação Sousândrade, membros do Instituto e demais convidados.