sábado, 18 de agosto de 2012

Dia 29, Ciclo "A Cidade do Maranhão: uma história de 400 anos"




















Dia 29, das 8 ás 18 horas, no auditório dos Colegiados do Palácio Cristo Rei, em frente à Praça Gonçalves Dias, será realizado mais um Ciclo de Estudos/Debates “A CIDADE DO MARANHÃO: uma história de 400 anos”, realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, como parte das comemorações dos 400 anos de São Luís.
Dessa vez, o Ciclo trará a baila, a velha controvérsia acerca da fundação da cidade, expondo as duas versões e convidando palestrantes defensores de ambas, para isso, resolveu-se unificar os seminários 4 e 5 num mesmo dia.
Na parte da manhã, será debatido o seminário 4 (A Cidade de São Luís foi fundada por franceses). Já à tarde, será apresentado o de número 5 (A Cidade de São Luís não foi fundada por franceses). O Ciclo promovido pelo IHGM aborda um longo período da história do Maranhão e teve início ainda no ano passado, dia 28 de julho. No final, as palestras e exposições proferidas serão publicadas nos anais dos seminários.
Esse evento conta com o apoio do SINPROESEMMA (Sindicato dos Trabalhadores da Educação  Básica do Estado do Maranhão, SINDEDUCAÇÃO (Sindicato dos professores da Rede Municipal de Ensino de São Luís), Secretaria de Cultura do Governo do Maranhão, UFMA, Colégio Dom Bosco e ISEC.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

TJMA promove exposição em homenagem aos 400 anos de São Luís

Do site do TJMA/ASCOM

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) vai homenagear o aniversário de 400 anos de São Luís com uma programação cultural aberta ao público, no saguão do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), entre os dias 20 a 24 de agosto.
A programação comemorativa inclui exposição de fotos antigas, painel com datas e passagens históricas, lançamento de obras jurídicas e palestras, dentre outros eventos relacionados ao tema central do evento: “A Justiça e a Cidade”.
A iniciativa de promover a homenagem foi do presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, que delegou a organização das atividades ao desembargador Lourival Serejo, que coordena os trabalhos com uma equipe de servidores do Judiciário.
Na abertura oficial da programação, às 18h, o desembargador aposentado e historiador Milson Coutinho, colaborador da comissão organizadora, vai proferir a palestra "O Judiciário em Quatro Séculos", enfocando aspectos históricos sobre a origem e fundação da cidade, relacionados aos primórdios da Justiça estadual.
Outro conferencista convidado é o professor e doutor em Direito do Estado, José Cláudio Pavão Santana, que falará sobre as “Normas Fundamentais do Maranhão: contribuição da França Equinocial ao constitucionalismo americano. Densidade jurídica e valor constitucional”, abordando a natureza das Leis Fundamentais do Maranhão, escritas e publicadas pelos franceses por ocasião da formação da “França Equinocial”.
A exposição é aberta ao público e deverá ser visitada por estudantes das redes pública e privada de ensino da capital.
Bicentenário - No próximo ano, o Poder Judiciário, comemora, no dia 4 de novembro, os 200 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Estado. A comissão organizadora deverá realizar sua primeira reunião após o encerramento da homenagem a São Luís.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Exposição França Equinocial para sempre

De 16 de agosto a 14 de setembro no Palácio Cristo Rei.

O trabalho inédito é uma reunião de quadros, imagens de personalidades, mapas, transcrições de documentos, textos, heráldica, objetos e muito mais sobre o empreendimento francês que deu início ao Brasil setentrional, ao Maranhão e a sua capital, São Luís. Pela primeira vez os interessados terão em um mesmo lugar físico um acervo que reúne a história da França Equinocial, um dos mais belos capítulos do Brasil colonial. E este lugar não poderia ser outro senão a capital maranhense, guardiã do legado francês na parte norte do Brasil.

A exposição conta com onze quadros do consagrado artista plástico Rogério Martins; oito mapas – de São Luís, do Maranhão, de Saint-Malo, Paris, dentre outros; várias plotagens com imagens que resgatam os anos iniciais destes quatro séculos.

O evento foi idealizado pelo turismólogo, escritor e diretor do IHGM, Antonio Noberto, que também é coordenador geral da Exposição e proprietário do acervo a ser exposto.

Está programado para a mesma ocasião o lançamento do livro sobre a exposição, com o título “França Equinocial, uma história de 400 anos: em textos, imagens, transcrições e comentários”.

O visitante também poderá adquirir souvenires do evento.

Abertura: 15 de agosto de 2012, às 19h – para convidados.
Período da exposição: 16 de agosto a 14 de setembro de 2012. De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h30.
Local: Palácio Cristo Rei, Praça Gonçalves Dias, São Luís - MA.
Coordenação: Antonio Noberto, Clores Holanda e Joana Bittencourt
Realização: IHGM – Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Aliança Francesa de São Luís, UFMA e UEMA.
Apoio: IFMA, Folhagem (Reginaldo Silva), Cia Beto Bittencourt