De 16 de agosto a 14 de setembro no Palácio Cristo Rei.
O trabalho inédito é uma reunião de quadros, imagens de personalidades, mapas, transcrições de documentos, textos, heráldica, objetos e muito mais sobre o empreendimento francês que deu início ao Brasil setentrional, ao Maranhão e a sua capital, São Luís. Pela primeira vez os interessados terão em um mesmo lugar físico um acervo que reúne a história da França Equinocial, um dos mais belos capítulos do Brasil colonial. E este lugar não poderia ser outro senão a capital maranhense, guardiã do legado francês na parte norte do Brasil.
A exposição conta com onze quadros do consagrado artista plástico Rogério Martins; oito mapas – de São Luís, do Maranhão, de Saint-Malo, Paris, dentre outros; várias plotagens com imagens que resgatam os anos iniciais destes quatro séculos.
O evento foi idealizado pelo turismólogo, escritor e diretor do IHGM, Antonio Noberto, que também é coordenador geral da Exposição e proprietário do acervo a ser exposto.
Está programado para a mesma ocasião o lançamento do livro sobre a exposição, com o título “França Equinocial, uma história de 400 anos: em textos, imagens, transcrições e comentários”.
O visitante também poderá adquirir souvenires do evento.
Abertura: 15 de agosto de 2012, às 19h – para convidados.
Período da exposição: 16 de agosto a 14 de setembro de 2012. De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h30.
Local: Palácio Cristo Rei, Praça Gonçalves Dias, São Luís - MA.
Coordenação: Antonio Noberto, Clores Holanda e Joana Bittencourt
Realização: IHGM – Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Aliança Francesa de São Luís, UFMA e UEMA.
Apoio: IFMA, Folhagem (Reginaldo Silva), Cia Beto Bittencourt
Nenhum comentário:
Postar um comentário