sábado, 4 de maio de 2013

Corpo de João Goulart será exumado


 Do Site A Tarde/UOL
A exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart poderá ter um resultado não conclusivo, disse neste sábado, 4, Rosa Cardoso, integrante da Comissão Nacional da Verdade (CNV). "Já temos uma avaliação da Polícia Federal dizendo que mesmo que o resultado seja negativo, não é inteiramente conclusivo. Pode não haver ainda tecnlogia para alcançar o resultado. O nível de decomposição da massa óssea pode ser grande demais, impedindo que cheguemos a uma assertiva", declarou. Rosa Cardoso está na capital fluminense participando de uma audiência da CNV para ouvir militares perseguidos pela ditadura

A exumação dos restos mortais do presidente João Goulart ainda não tem data definida para ser feita. A CNV informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que uma força-tarefa formada por integrantes da CNV, da Polícia Federal, da Secretaria de Direitos Humanos, da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, da Ordem dos Advogados do Brtasil e do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul está sendo criada para tratar do assunto.

Rosa Cardoso informou que peritos internacionais estarão participando da exumação. "Vamos querer, para dar mais autenticidade e imparcialidade a esse trabalho de perícia, que participem peritos da Argentina, do Uruguai, do Chile e de outros países que tenham tecnologia para essa perícia mais avançada. Queremos pegar peritos dos países que estiveram envolvidos na Operação Condor, mas também de países que tenham tecnologia de ponta para que a gente chegue a resultados mais conclusivos", ressaltou.

A exumação foi pedida pela família de João Goulart durante audiência da Comissão Nacional da Verdade em Porto Alegre. Ela suspeita que o ex-presidente tenha morrido por envenamento. Jango morreu em dezembro de 1976, durante o exílio na Argentina. O corpo foi enterrado em São Borja, no Rio Grande do Sul. "Para a família é um terrível martírio. Convivemos esses anos todos sem saber exatamente o que aconteceu", disse João Vicente Goulart, filho do ex-presidente.

Segundo ele, o caso "está envolvido em mistério desde o dia da morte" do pai. "Não houve autópsia nem no Brasil nem na Argentina" Havia uma certidão de óbito completamenter espafúrdia. O caixão estava fechado, selado, sem poder abrir", disse. De acordo com João Vicente, já em 1976 surgiram dúvidas sobre as causas A exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart poderá ter um resultado não conclusivo, disse neste da morte do ex-presidente.

"Gerou-se uma grande dúvida já em 1976. Fora os documentos que foram depois liberados pelo Departamento de Estado [norte-americano]. Há documentos indicando que agentes do Dops [Departamento de Ordem Política e Social] e do SNI [Serviço Nacional de Informações] estavam dentro da nossa casa no exílio, subtraindo documentos de forma clandestina. Há fotos de agentes do SNI no aniversário do Urugai, que disse que de meu pai. Temos uma confissão de um ex-agente, do servicço secreto participou", declarou.