quinta-feira, 27 de março de 2014

AML condena destruição parcial de casarão onde morou Aluísio Azevedo


Academia Maranhense de Letras diz que destruição é crime. Casa onde morou Aluísio Azevedo pode virar estacionamento.

Do G1 MA com informações de O Estado MA

A Academia Maranhense de Letras (AML) divulgou nessa quarta-feira (26) uma nota na qual condena a destruição do imóvel onde morou o escritor maranhense Aluísio Azevedo, na Rua do Sol, no Centro de São Luís, para construção de um estacionamento privado. Segundo a nota, a destruição do imóvel para essa finalidade é considerado um crime de lesa-cultura.
 Saiba mais
De acordo com o presidente da AML, Benedito Buzar, e que também assina a nota, o imóvel onde Aluísio Azevedo escreveu o romance O Mulato (obra pioneira do naturalismo no Brasil), é uma parte importante da cultura e da história e por isso deve ser preservado. "Esse é o crime de lesa-cultura, pois é prejudicial para ela. Estão destruindo uma coisa que faz parte do patrimônio da cidade, com um significado histórico muito grande", disse o professor, que denunciou ainda que o poder público foi omisso, uma vez que deixou o casarão abandonado, o que aumentou a possibilidade de ele ser transformado em um estacionamento.
Denúncia
Foto: Euges Lima/Facebook do IHGM
Em uma publicação feita no dia 12 deste mês, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), trouxe à tona a situação do casarão onde morou o escritor maranhense Aluísio Azevedo. Segundo a publicação, "além do atual estado avançado de deterioração do imóvel, existe ainda a suspeita de que a casa estaria sendo preparada para, em breve, servir de estacionamento, prática que vem ocorrendo sistematicamente nos últimos anos no Centro de São Luís, onde casarões, moradas-inteiras e meias-moradas de propriedade de particulares vão sendo demolidas ou desfiguradas para dar lugar a estacionamentos".
De acordo com a Superintendência Estadual do Patrimônio Histórico, órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura (Secma), as obras para a construção de um estacionamento de veículos no casarão histórico, são ilegais e que os responsáveis pelos serviços serão notificados.

segunda-feira, 24 de março de 2014

GEÓGRAFO JOSIEL FERREIRA TOMARÁ POSSE NO IHGM



 
O geógrafo e diretor do IMESC, Josiel Ferreira, tomará posse no IHGM, na cadeira de n.º 49, patroneada por João da Mata de Moraes Rego. A solenidade será dia 28(sexta), no auditório do Curso de História da UEMA, às 19h.