terça-feira, 17 de março de 2015

Edmilson Sanches fará palestra no IHGM em abril



O jornalista, pesquisador e consultor mostrará o abandono histórico de várias personalidades maranhenses, além de lançar livros e expor obras raras de autores maranhenses

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) realizará no dia 10 de abril a palestra “ILUSTRES DESCONHECIDOS -- POR QUE O MARANHÃO ABANDONA SEU MAIOR PATRIMÔNIO”. O palestrante é o jornalista, consultor e escritor Edmilson Sanches, que há décadas pesquisa o tema.

INCOMPREENSÍVEL - Para Sanches, “é inaceitável e beira o incompreensível o esquecimento e o desconhecimento a que são submetidos grandes nomes maranhenses, que se destacaram não apenas na Literatura mas também nas Artes, na Ciência e na Política, entre outras áreas”.

Para o jornalista, “a maioria da sociedade maranhense e brasileira não sabe dos grandes talentos maranhenses que, após fixarem uma base em grandes cidades brasileiras, lançaram e irradiaram para todo o País e até para o mundo um conjunto de obras, ações e conceitos presentes até hoje no dia a dia, embora a maioria não saiba que a autoria, a defesa das causas, a luta pelos ideais seja de maranhenses cujas histórias de vida se iniciaram com enormes dificuldades no interior do Estado”.
“Esses talentos maranhenses -- diz Edmilson Sanches -- fundaram cidades, governaram estados, criaram órgãos nacionais, escreveram vasta obra, idealizaram e defenderam causas nacionais, foram pioneiros no país em atividades culturais e, apesar de objeto de estudos e de artigos e livros de pesquisadores e escritores, inclusive internacionais, ainda são desconhecidos ou permanecem no esquecimento no seu próprio estado”.

Para o palestrante, “se tivessem nascidos na França ou em outros países que têm sólida base cultural e que cultivam seus valores, esses homens e mulheres teriam seus próprios museus ou casas com seu acervo histórico-cultural, teriam suas obras, seus trabalhos, seus feitos permanentemente expostos e divulgados ao mundo e eternamente presentes na memória coletiva da sociedade”.

OMISSÃO - Edmilson Sanches é da opinião de que “o que se faz com os talentos maranhenses é comparável ao crime de lesa-pátria e, na esfera pública administrativa, é semelhante ao crime de responsabilidade, pela ausência de providências, pelo excesso de omissão de sucessivos governos, gestores e outras autoridades, estaduais, municipais e federais”. Ele sugere: “São necessárias ações sistêmicas e sistemáticas, orgânicas e organizadas para, a partir dos Poderes Públicos, com participação da iniciativa privada e da sociedade civil, desenvolver-se um projeto que recupere, resgate e reimprima nas mentes e corações o valor desses ilustres maranhenses”.

A palestra de Edmilson Sanches abre a programação do IHGM no dia 10 de abril, a partir das 19h. Após a palestra, haverá momento para debate e, em seguida, o palestrante lançará e (re)lancará aqui em São Luísdos alguns  livros, entre os cerca de sessenta livros que escreveu, nas áreas de História, Literatura, Administração, Comunicação e Desenvolvimento. Ao longo da noite, ficarão em exposição diversas obras raras de autores maranhenses, em especial livros dos anos de 1800.
O maranhense Edmilson Sanches já fez palestras, discursos e conferências e ministrou treinamentos empresariais e motivacionais em dezoito estados do Brasil. Foi professor e instrutor de instituições como, entre outras, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Sebrae, CDL, FETAEMA, Exército Brasileiro e Polícia Militar. Jornalista, pesquisador e consultor empresarial e em Gestão Pública, Sanches foi diretor da Faculdade de Imperatriz (FACIMP), gestor e assessor da presidência do Banco do Nordeste do Brasil em Fortaleza e Brasília, fundou a Academia Imperatrizense de Letras e é membro de diversas entidades literárias e do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias.

_______
SERVIÇO
O QUÊ: Palestra “Ilustres Desconhecidos – Por que o Maranhão Abandona seu Maior Patrimônio”, com Edmilson Sanches. Com lançamento de livros e exposição de obras raras. Entrada franca. Vagas limitadas.
ONDE: Sede do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (Rua de Santa Rita, 230 - Centro, São Luís – MA - Telefone:(98) 3222-8464.
QUANDO: 10 de abril de 2015 (sexta-feira), às 19h.