segunda-feira, 27 de outubro de 2014

IHGM faz inscrição para Simpósio em homenagem aos 400 anos da Batalha de Guaxenduba



 

IHGM é agraciado com a comenda "Palmas Universitárias" da UFMA


São Luís - Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à história do Maranhão, geografia e ao Patrimônio Histórico do Estado, portanto, à sociedade maranhense em geral, a UFMA concedeu na noite do último dia 23, sua maior comenda ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, as "Palmas Universitárias".
O presidente do IHGM, professor Euges Lima, não pôde comparecer, pois estava participando do VI Colóquio dos Institutos Históricos do Brasil, no IHGB, no Rio de Janeiro, porém foi representado pela professora Eneida Vieira da Silva, decana da Instituição e primeira mulher a presidir o Instituto. A vice-presidente, Telma Bonifácio, também se encontrava ausente do Estado. Por telefone, o presidente, agradeceu a deferência e o reconhecimento da UFMA e da Comissão do Prêmio e disse que ficou “muito feliz, pois o recebimento da comenda tão importante no contexto sociocultural e educacional do Maranhão, representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido no IHGM, de estudo, pesquisa, divulgação do conhecimento e de revitalização do próprio Instituto.”
Josemar Raposo com Natalino Salgado
Entre os homenageados, esteve presente uma verdadeira lenda viva da história da UFMA e o sócio honorário do IHGM: Josemar Bezerra Raposo, 79 anos, foi um dos primeiros docentes da Universidade e foi homenageado na categoria “Construtores da História. Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) em 1964, ingressou na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica em 7 de março de 1966, em um prédio ao lado do Palácio das Lágrimas, onde funcionou a Faculdade de Farmácia do Maranhão, na Rua da Paz, próxima à Igreja de São João.
 O evento ocorreu no auditório central da UFMA. A distinção honorífica é concedida desde o ano de 1986 a personalidades e instituições que, por seus méritos e serviços, são merecedores de reconhecimento público na comunidade universitária, após amplo e democrático processo que envolve as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.