sábado, 3 de dezembro de 2016

Manuscritos da Câmara de Alcântara datados dos séculos XVIII e XIX serão restaurados com apoio da Secti



Com o objetivo de contribuir com o processo de recuperação da memória histórica do Maranhão, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vai financiar o restauro de três livros manuscritos da Câmara de Alcântara datados dos séculos XVIII e XIX. A recuperação desses importantes documentos é resultado de um termo de cooperação técnico-científico firmado entre a Secti e o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) que tem como objetivo fomentar a pesquisa e a ciência no estado.

Na manhã desta sexta-feira (2), os exemplares foram entregues à chefe do Arquivo Público do Estado do Maranhão, Maria Helena Pereira Espíndola, pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Jhonatan Almada, e pelo presidente do IHGM, Euges Lima, para que seja iniciado o trabalho de restauro. A partir da restauração, o IHGM pretende também digitalizar os documentos, transcrever e publicá-los para que mais pessoas possam ter acesso aos conteúdos dos documentos.

“São livros que retratam um período muito significativo da história do Maranhão e dizem respeito aos códices da Câmara de Vereadores de Alcântara. Com a restauração, a secretaria contribui com o processo de recuperação da história do Estado”, observou o secretário.

O presidente do IHGM destacou que o momento de entrega dos livros para restauração é muito simbólico para o instituto que há dois anos vinha tentando viabilizar a restauração desses manuscritos. “Só agora isso está sendo possível e este ato de hoje concretiza essa luta. Isso só foi possível graças ao convênio firmado com a Secti que está financiando os custos dessa restauração”, contou Euges Lima. “São documentos importantes para que se possa tentar reconstruir a história da cidade de Alcântara”, acrescentou o presidente.

Maria Helena Espíndola também destacou o valor dos documentos. “Com certeza são livros que têm informações importantes sobre a história do município”, disse a chefe do Arquivo Público explicando que os recursos provenientes da cooperação com a Secti serão utilizados na contratação de um restaurador e na compra do material necessário para o restauro com o papel japonês que custa em media R$ 40,00 a folha e cola metil, utilizados frequentemente em procedimentos de conservação e restauração em acervos de muitos museus. “Dentro de três meses esses documentos estarão restaurados”, contou.


Três livros manuscritos, datados dos séculos XVIII e XIX foram encontrados pela primeira vez na cidade de Viana (MA) pelo historiador Antônio Lopes, ainda na década de 1930, cuja vasta pesquisa culminou na produção do livro “Alcântara – Subsídios para História da Cidade”. O IHGM é a instituição cientifica mais antiga do Estado do Maranhão, fundado em 1925. 



Adaptado do Site da Secti/MA