sábado, 26 de maio de 2012

Euges Lima toma posse no IHGM


Tomou posse ontem, 25, no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM, na cadeira de número 22, patroneada pelo historiador César Marques, o professor de história, Euges Lima. A solenidade ocorreu  às 20 horas, no auditório dos Colegiados Superiores, no Palácio Cristo Rei, imponente palacete histórico do século XIX que abriga hoje o Memorial da UFMA e alguns setores dessa Universidade.

Graduado em história pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, 2000 e especialista em Teoria e Metodologia para o Ensino da História, pela mesma Universidade, 2003. Lima é professor de história do ensino médio da Rede Pública Estadual do Maranhão e do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de São Luís, atualmente é membro do Conselho Estadual do FUNDEB (Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério) e foi fundador e primeiro presidente do Conselho do FUNDEB da Rede Municipal de São Luís, na gestão 2007-2009.

Além de professor de história, Euges Lima, é sindicalista de sua categoria, Secretário de Cultura da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública Básica do Maranhão, o SINPROESEMMA, Apaixonado por história do Maranhão, criou o primeiro site do gênero em 2001, o " história do Maranhão na Net", onde divulgava textos sobre história regional. 

Fizeram parte da mesa de trabalhos da Assembléia Geral Extraordinário que empossou o novo membro do IHGM, a Presidente do Instituto Histórico, Profa. Dra. Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, o Prof. Francarlos Ribeiro, representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Básica do Maranhão - SINPROESEMMA e Prof. aposentado Francisco Nogueira Assis. Além dos membros do IHGM, estavam presentes vários convidados do empossado. 
No seu discurso de posse, Euges Lima destacou a importância do IHGM, como uma tradicional casa de estudos históricos. Além de discorrer sobre o seu patrono no Instituto.



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Professor Euges Lima assumirá cadeira no Instituto Histórico

Dia 25 de maio, próxima sexta-feira, às 19 horas, no Memorial Palácio Cristo Rei, tomará posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, o professor Euges Lima, na cadeira de número 22, patroneada pelo respeitado historiador maranhense oitocentista, César Augusto Marques, autor do Dicionário Histórico-Geográfico da Província do Maranhão (1870), ocupada anteriormente pelo historiador Carlos de Lima, falecido ano passado.

Lima é graduado em história pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, 2000 e especialista em Teoria e Metodologia para o Ensino da História, pela mesma Universidade, 2003. É professor de história do ensino médio da Rede Pública Estadual do Maranhão e do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de São Luís, atualmente é membro do Conselho Estadual do FUNDEB (Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério) e foi fundador e primeiro presidente do Conselho do FUNDEB da Rede Municipal de São Luís, na gestão 2007-2009.

Além de professor de história, Euges Lima, é sindicalista de sua categoria, Secretário de Cultura da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública Básica do Maranhão, o SINPROESEMMA, seara a qual tem se dedicado nos últimos anos, lutando por melhores dias para os educadores e por uma educação pública básica estadual e municipal de qualidade. Apaixonado por história do Maranhão, criou o primeiro site do gênero em 2001, o " história do Maranhão na Net", onde divulgava textos sobre história regional. 

terça-feira, 22 de maio de 2012

CICLO DE PALESTRAS DO IHGM

 Dessa vez, o palestrante será o Prof. Aymoré de Castro Alvim, médico, fundador da Academia da História da Medicina/Maranhão e membro do IHGM.
Fará, amanhã, dia 23, às 17h, no Pavilhão Pedagógico da UFMA (prédio detrás do Hospital Geral) palestra sobre os 400 anos da Medicina em nosso Estado. Essa palestra faz parte de um Ciclo de Conferências programadas pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.