terça-feira, 19 de março de 2013

Aldy Melo faz palestra sobre o Conselho Editorial da Revista do IHGM



Professor Aldy Melo
Dia 13, às 17 horas, no auditório do IHGM, o sócio efetivo, Aldy Melo de Araújo, fez apresentação do documento elaborado pelo Conselho Editorial da Revista do IHGM (RIHGM), cuja relatoria ficou sob sua responsabilidade. Esse documento traz as contribuições do Conselho, no sentido de aprimoramento do periódico. O documento versa sobre as orientações e regras para publicações dos artigos,  natureza das publicações, entre outros aspectos. 
Melo falou sobre o trabalho que o Conselho Editorial da Revista vem desenvolvendo, de forma coletiva, que já se somaram três reuniões de trabalho, bem produtivas, desde que passou a funcionar a partir de janeiro. Destacou que não haverá mudanças radicais no perfil da Revista. Membro do Conselho,  destacou o que mudou e o que permaneceu na proposta atual de edição da Revista do IHGM. Disse que irá existir uma única revista, sendo que com uma versão eletrônica, nos moldes do que já se estava fazendo, e a versão impressa, com caráter um pouco mais acadêmico. Vários sócios estavam presentes nessa reunião e algumas contribuições foram feitas ao documento original que foram incorporadas ao corpo do texto.

Melo fala aos sócios sobre o Conselho Editorial 
 
Reunião do Conselho Editorial da Revista do IHGM



segunda-feira, 18 de março de 2013

Justo Jansen é nome de Rua na Ilha do Governador

Foi publicado dia 16, no site Toponímia Insulana, editado por J.C. Cardoso, uma breve biografia de Justo Jansen, fundador e primeiro presidente do IHGM (1925-1929). Revela-se com isso, uma curiosidade, o ilustre professor e geógrafo maranhense, foi homenageado com nome de Rua, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

por J.C.Cardoso

Rua Justo Jansen Ferreira (Jardim Guanabara) - CEP: 21931-280

Justo Jansen Ferreira nasceu em São Luís (no Maranhão) há exatos 149 anos, a 16 de março de 1864 e faleceu na mesma cidade no dia 18 de agosto de 1930. Formou-se em Medicina no Rio de Janeiro. Atuou como professor de Geografia do Brasil no Liceu Maranhense; e de Física, Química e Mineralogia na Escola Normal do Maranhão.

Foi sócio fundador efetivo da Academia Maranhense de Letras e correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto do Ceará, da Sociedade Astronômica de Paris, da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e da Sociedade de Medicina do Paraná.

Seus principais trabalhos publicados foram "Fragmento para Corographia do Maranhão", de 1904; "A propósito da Carta do Maranhão", do mesmo ano; "Breve notícia sobre o ensino de Física, Química e Mineralogia no Maranhão", de 1907; "A Barra da Tutoia", de 1908; "Geografia Médica e Climatologia do Estado do Maranhão", "A Mulher e o Ensino Primário", ambos de 1910; "Carta Geográfica do Maranhão", de 1912; "Carta Geográfica da Ilha de São Luís" e "Planta da cidade de São Luís", também do mesmo ano; "Contribuição para a História e Geografia do Estado do Maranhão. Ainda a Barra da Tutoia", de 1913; e "A divisória pelo Parnaíba", de 1921.

Boa parte de sua obra desenvolveu-se no âmbito geográfico, com uma vasta problematização sobre áreas limítrofes entre o Maranhão e o Piauí, na região do delta do Rio Parnaíba.

Agradecimentos a Euges Lima, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) pelo envio da foto.

Fonte: Revista do IHGM - Março 2012 (http://issuu.com/leovaz/docs/revista_ihgm_40_-_mar_o_2012) e Relatório de Estágio Supervisionado (Universidade Estadual Vale do Acaraú - Instituto de Desenvolvimento Educacional do Maranhão - Curso de Pedagogia - Ana Cláudia Santos de Castro), em
http://pt.scribd.com/doc/86501888/relatorio-estagio
Foto:
http://ihgm1.blogspot.com.br