terça-feira, 17 de novembro de 2015

Programação completa dos 90 anos do IHGM


90 ANOS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO (1925-2015)

Dia 20 de novembro de 2015
Sessão Magna dos 90 anos do IHGM

PROGRAMAÇÃO


8:30h – Abertura Oficial

9h – Conferência Magna: Os IV séculos da Conquista do Maranhão (1615-2015) e seu Conquistador.
Conferencista: Dr. Paulo Fernando de Albuquerque Maranhão (RJ)
9.ª neto de Jerônimo de Albuquerque Maranhão, palestrante, bacharel em filosofia, pesquisador, genealogista, advogado, professor universitário aposentado, correspondente estrangeiro do Instituo Português de Heráldica e sócio correspondente dos IHGRN e IHGM.
10h– Apresentação do selo comemorativo e slides  
10:20Homenagens:  entrega de placas aos sócios, Joseth Coutinho Martins de Freitas, Ilzé Vieira de Melo Cordeiro (honorárias), Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo (decana e 1.ª presidente). Entrega de Diploma de Honra ao Mérito ao sócio efetivo professor José Augusto Silva Oliveira e ao presidente do Sinproesemma, professor Júlio Pinheiro, Capitão dos Portos do Maranhão, Marcos Tadashi  e in memoriam a Mário Meireles pelo seu centenário.
Paulo Maranhão
10:50h – Lançamento dos livros: “Crônicas de São Luís 1615: a expulsão francesa do Maranhão sob o olhar indígena” e “Crônicas de São Luís 1612: a fundação da cidade sob o olhar tupinambá”, ambos pela Editora Haley de autoria do pesquisador e membro efetivo do IHGM, professor Joseh Carlos Araujo e o livro Mário Meireles: historiador e poeta (ed. Juruá) da sócia efetiva do IHGM, promotora de justiça, professora universitária e pesquisadora Ana Luiza Almeida Ferro.
11:40 – Cofeebreak
12h - Encerramento
 
 
 
 
 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Livro sobre Mário Meireles será lançado nos 90 anos do IHGM



São Luís - De autoria da promotora de justiça, escritora, pesquisadora e sócia efetiva do IHGM, Ana Luiza Almeida Ferro. O livro tem como tema central a vida e a obra do Prof. Mário Martins Meireles, renomado historiador maranhense, autor de mais de 30 livros, e poeta de produção ainda pouco conhecida, a propósito da celebração do centenário de seu nascimento (1915-2015), pela ótica do discurso de elogio ao patrono da Cadeira nº 31 da Academia Ludovicense de Letras (ALL), proferido em solenidade da entidade referida, ocorrida em 2014, e de dois artigos, também em homenagem ao historiador mencionado, publicados na imprensa maranhense.
A acadêmica Ana Luiza Almeida Ferro, ocupante da mesma Cadeira nº 31, apresentando, ainda, na parte dos anexos, textos inéditos ou atualmente pouco acessíveis ao grande público, alguns em fac-símile, da lavra do homenageado – um ensaio sobre o soneto, um discurso referente a uma aula da saudade (1981), três sonetos petrarquianos e o poema “O Imortal Marabá” (1948) –, o discurso pronunciado pelo Prof. José Maria Ramos Martins por ocasião de sua posse na Cadeira nº 9 da Academia Maranhense de Letras (2004), como sucessor do Prof. Mário Meireles, e o alvará judicial que autorizou a retificação da grafia do sobrenome Meireles, em acolhimento ao pleito do historiador. Trata-se de obra ilustrada.
 O livro será lançado no dia 20 de novembro, dentro da programação dos 90 anos do IHGM, a partir das 8 horas e 30 minutos, na sede da entidade, à Rua Santa Rita, 230, Centro, ao lado das Lojas Americanas.