sábado, 1 de junho de 2013

Parabens aos confrades Josemar e José Fernandes

 Do Facebook
 
Edomir Oliveira autografando livro.
 
" Parabens aos confrades Josemar e José Fernandes. Eles também merecem o titulo. Parabens confrade Euges por mais esta bela iniciativa. Juntos, tenho certeza, enquanto Deus nos conservar vivos continuaremos a emprestar nossa colaboração ao nosso tão querido Sodalicio."


Edomir Oliveira (Ex-Presidente do IHGM)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

José Fernandes e Josemar Raposo são eleitos sócios honorários do IHGM


A Assembleia Geral Ordinária (AGO) de ontem, 29, em segunda convocação, às 18h e 30 min, foi marcada por dois momentos importantes, a reinauguração da galeria de sócios efetivos e a eleição unânime de dois sócios históricos do Instituto, José Fernandes e Josemar Raposo, como sócios honorários desse sodalício.
A condição de sócio honorário é uma honraria concedida aos sócios efetivos, que já prestaram mais de 30 anos de contribuição à Instituição. A admissão a essa categoria, deve ser subscrita por pelo menos 10 sócios efetivos.
Após a eleição, os já sócios honorários, José Fernandes e Josemar Raposo, se pronunciaram e destacaram que a honorabilidade não significava despedida do IHGM, mas somente, mudança de categoria, de sócio efetivo para honorário, que eles continuariam a manter o vínculo com a Instituição, iriam continuar participando da vida do IHGM, dando suas contribuições. Ambos estão entre os mais antigos da Instituição, adentraram no final dos anos de 1970 e tiveram atuação marcante na entidade, nessas mais de três décadas.
Após a sessão, foi feita a tradicional foto com todos os consócios presentes. Os sócios honorários, recém eleitos, também pousaram ao lado de seus quadros fixados na galeria de sócios efetivos, que nessa noite foi reinaugurada pela presidente, Telma Bonifácio, como cumprimento de mais uma meta do Plano de Ação da Gestão Pe. Antônio Vieira – II,  biênio 2012 – 2014.

Josemar Raposo, um dos decanos do IHGM.
José Fernandes, mais de 30 anos dedicados ao IHGM

IHGTap lança Revista

 
 
Na Assembleia de ontem, 29, o vice presidente do IHGM, Euges Lima, apresentou a Revista de Nº 01 do IHGTap (Instituto Histórico e Geográfico de Tapajós), recebida na terça feira.
 
A presidente, Telma Bonifácio, agradece aos confrades do IHGTap, em especial, ao seu presidente, Pe. Sidney Canto, pelo envio do seu livro “Crônicas Pauxis” e da Revista, que segundo ela, está muito bem feita.
Fundado em 1870 e refundado ano passado, o IHGTap está de parabéns, pelo trabalho e esforço que vem sendo desenvolvido nessa segunda fase, no resgate da história do oeste do Pará, em tão pouquíssimo tempo de (re)fundação. Nesse sentido, iniciativas como a criação de IHGs e a publicação de uma revista, cumprem um papel bastante relevante para divulgação da História e Geografia desses municípios.

Pe. Sidney  Canto com o pres. do IHGB, Arno Wehling



segunda-feira, 27 de maio de 2013

EDITAL N.º 006/2013


 

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

 


Pelo presente edital, no uso de minhas atribuições legais e em conformidade com o Artigo 19 do Estatuto, convoco todos os associados para a Assembleia Geral Ordinária do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, que será realizada a 29 (vinte e nove) de maio de 2013, em sua sede, com primeira convocação às 18 horas, em segunda e última convocação, às 18 horas e 30 minutos para tratar dos seguintes assuntos:


1 – Expediente;

2 – Indicação do sócio efetivo José Ribamar Fernandes como sócio honorário;

3 – Indicação do sócio efetivo Josemar Bezerra Raposo como sócio honorário;

4 – Informes sobre o projeto Gonçalves Dias.


São Luís, 27 de maio de 2013.

 
 
Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
Presidente