sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Presidente do IHGM é homenageada com medalha de amigo da Marinha


Professora Telma recebe a medalha do Capitão Santos
São Luís - hoje, às 10 horas da manhã, nas dependências da Capitania dos Portos do Maranhão, à Avenida Beira Mar, a presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio, foi agraciada com a "medalha amigo da Marinha", comenda instituída a partir de 1966 para homenagear civis que prestaram relevantes serviços à Marinha do Brasil.
Recentemente, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão em parceria com a Marinha do Brasil organizaram um Seminário sobre os 400 anos da primeira frota naval comandada por um natural, no caso, Jerônimo de Albuquerque Maranhão.
Estavam presentes também no evento, os sócios do IHGM, professor Euges Lima(vice-presidente), professora Eneida Vieira da Silva (ex-presidente do IHGM), Joseth Coutinho Martins de Freitas, Comandante Ramos, Josemar Raposo e Raimundo Nogueira. Após a cerimônia de imposição das medalhas, a Capitânia dos Portos do Maranhão ofereceu um coquetel para os homenageados e convidados.


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

IHGM cumpre metas e faz confraternização


São Luís – ontem, 11, às 17h e 30min, no auditório Ribamar Seguins, no IHGM, teve início a última Assembleia Geral do ano. A presidente, Telma Bonifácio, abriu a sessão lendo a ata da Assembleia anterior e socializando o expediente do mês, em seguida, proferiu discurso de balanço, destacando a história da fundação do Instituto, assim como as várias metas atingidas do programa da gestão Pe. Antônio Vieira de julho de 2012 a dezembro de 2013.
Bonifácio destacou que praticamente cem por cento das atividades do calendário de 2013 foram atingidas. Ao todo, foram doze Assembleias, várias reuniões de diretoria, oito palestras e dois seminários. Segundo ela, o IHGM vive uma fase muito boa, de muito trabalho e muitas atividades e que é preciso dar continuidade a esse trabalho.
“Estamos cumprindo com nossas finalidades precípuas e basilares que é o estudo e debate da história e geografia do Maranhão, além da divulgação para o grande público da História do Maranhão. Os seminários dos 190 anos da adesão do Maranhão à Independência, em julho e de Jerônimo de Albuquerque, em novembro, em parceria com a Marinha é prova cabal disso”, ressaltou a presidente.
“O balanço de 2013 para o IHGM é extremamente positivo, cumprimos com nossos objetivos e metas, fizemos algo muito importante, realizamos dois eventos relacionados a História do Maranhão, no sentido de divulgar esse conhecimento para o grande público e principalmente para a classe estudantil,” enfatizou o vice-presidente e professor de história Euges Lima.
Para 2014, foram propostos dois seminários, um sobre Geografia do Maranhão, sem data ainda marcada e outro em homenagem aos 400 anos da batalha de Guaxenduba, que será realizado nos dias 19 e 20 de novembro. Encontram-se também abertas as inscrições para o Ciclo de palestras do Instituto para o calendário de 2014 realizado em sua maioria pelos sócios da entidade. Os confrades que tiverem interesse é só encaminhar o tema da palestra e o mês para o e-mail: ihgmma@gmail.com ou para secretaria. Após a AGO a diretoria do IHGM promoveu um momento de congraçamento e confraternização para os sócios e convidados.
 
 
 

Presidente do IHGM faz discurso de balanço na última AGO do ano


por Telma Bonifácio (pres. do IHGM)
 
 
Fundado em 20 de novembro de 1925, em São Luís do Maranhão com a denominação de Instituto de História e Geografia do Maranhão e inaugurado em 2 de dezembro do mesmo ano em comemoração ao 1º centenário de nascimento de D. Pedro II, Imperador do Brasil, em seu artigo 1ª do Regimento é classificado como uma associação cientifica para o estudo e difusão do conhecimento da História, Geografia, Etnografia e Arqueologia especialmente do Maranhão. Seus sócios fundadores foram :

1.   Desembargador Benedito Barros Vasconcelos;

2.   Padre José Ferreira Gomes;

3.   Conego Arias de Almeida Cruz;

4.   Professor José Ribeiro do Amaral;

5.   José Pedro Ribeiro;

6.   Doutor José Eduardo Abranches de Moura;

7.   Doutor Wilson da Silva Soares;

8.   Doutor Justo Jansen Ferreira;

9.   Doutor Domingos de Castro Perdigão;

10.               Doutor José Domingues da Silva

11.               Doutor Antônio Lopes da Cunha

Sua 1ª DIRETORIA foi assim organizada:

Presidente – Doutor Justo Jansen da Silva

Vice-Presidente – Doutor José Domingues da Silva

Secretario Geral – Doutor Antonio Lopes da Cunha
 
Tesoureiro – Doutor Wilson da Silva Soares
Através do Jornal “O Pacotilha” de 1925 dos meses de novembro de dezembro daquele ano e das revistas do instituto foi possível saber que estes senhores acima relacionados se reuniram para decidirem sobre a fundação desse sodalício, elaborando um regimento onde ficava constituída a referida associação que veio contribuir para a melhoria da produção histórica e geográfica do Maranhão e essa sessão solene de inauguração deu-se na Câmara Municipal da Capital, onde o povo se fez presente para abrilhantar a sessão tendo presentes autoridades constituídas como o Prefeito Municipal, o Arcebispo de São Luís e um representante do Governo do Estado, representantes da Associação Comercial, Capitão dos Portos, Comandante do navio Destroyer Amazonas que estava ancorado no porto da cidade hasteando a Bandeira do Brasil em honra a solenidade, estiveram presentes também o Delegado Fiscal, o Chefe do Distrito Telegráfico, o Administrador dos Correios, o Secretario da Fazenda, o Comandante da Guarnição Federal, um representante da Faculdade de Direito e outra do Liceu Maranhense, um representante do Operariado Maranhense, intelectuais e jornalistas.
A sessão foi aberta pelo Dr. Justo Jansen, fazendo uma explanação dos objetivos do Instituto, destacando o esforço do Bispo Francisco de Paula e Silva que teve uma grande contribuição para que aqui se fundasse um instituto de Historia e Geografia;
A segunda personalidade a falar foi o desembargador Bendito de Barros Vasconcelos seguido por Dr. Antônio Lopes que exaltou a figura de D. Pedro II fundador do IHGB e por fim o Senhor Arcebispo do Maranhão deu sua benção a nova casa recebida com aplausos pela plateia presente.
A sessão foi encerrada pela Banda Militar.
Naquela ocasião foi dito que o acervo do Instituto ainda não atendia as suas aspirações mas que o mesmo já detinha naquele momento a guarda de valiosos documentos da Historiografia maranhense doados pelos seus socios fundadores, livros e periódicos que estariam disponibilizados ao público maranhense, biblioteca esta que nesse momento está sendo reestruturada no 1ª andar deste prédio para abrigar seu acervo.
O engenheiro Jaime Tavares quando prefeito de São Luís – 1926/1930 sancionou uma Lei Municipal nº 362, de 20 de abril de 1926 criando o sinete das armas do Município para ser usado nos atos oficiais e solicitou ao IHGM um estudo para sua elaboração.
O Dr. Antônio Lopes da Cunha, Secretario Perpetuo do Instituto apresentou no 1º numero da Revista do Instituto a sugestão do Brasão de Armas do Município, que foi aprovado pela Câmara Municipal e em 31 de dezembro daquele mesmo ano foi decretado pelo Prefeito a sua adoção.
Assim nesse momento que completamos 88 anos estamos dando continuidade e concretizando o sonho de nossos fundadores com diversas ações que foram pensadas, idealizadas e deixadas como heranças para nós seus sucessores.
Dentre elas nossas Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias, nossas Reuniões de Diretoria, nossas Palestras mensais que nesse anos foram quase que 100% concretizadas, como se pode ver abaixo:
1.   Janeiro – Exibição do Documentário da Vila Velha de Vinhais feita pelo Confrade Leopoldo Gil Dulcio Vaz;
2.   Fevereiro – Palestra sobre Fran Pacheco e a Educação Física no Maranhão proferida pelo Confrade Leopoldo Gil Dulcio Vaz;
3.   Março – Apresentação das Normas para publicação da Revista do IHGM apresentada pelo Confrade Aldy Mello;
4.   Abril – Palestra da Presidente do IHGM sobre o estabelecimento do 24ª Batalhão de Caçadores em São Luís, fruto de pesquisa feita sobre tal estabelecimento;
5.   Maio – Palestra do Confrade Aymoré Alvim sobre A Medicina Maranhense no sec. XIX;
6.   Junho – Palestra do Confrade Alvaro Urubatan sobre a Emancipação dos Municípios Maranhenses;
7.   Julho – Sessão Solene comemorativa aos 190 Anos da Adesão do Maranhão a Independência;
8.   Agosto – Sessão Comemorativa dos 190 anos de Gonçalves Dias;
9.   Setembro – Palestra do Dr. Marcio Coutinho nosso Confrade sobre "As Primeiras Leis Fundamentais das Américas"

10. Outubro - participação na 7.ª Felis; 
11.     Novembro – Palestra proferida pelo Vice-Presidente do IHGM Prof. Euges Lima sobre 1614 – A Historia da Batalha de Guaxenduba;
12.      Data Magna(20/11), fundação do IHGM comemorada no Seminário sobre Jeronimo de Albuquerque Maranhão em parceria com a UFMA e a Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos de São Luís.
 
METAS CUMPRIDAS ENTRE JULHO 2012 A DEZEMBRO DE 2013
 

Ø     Climatização de 90% do espaço interno

Ø     Reforma do Auditório (A SER FEITA – PISO COMPRADO)

Ø     Reorganização da Galeria de Sócios efetivos

Ø     Reorganização da Galeria de Sócios Fundadores

Ø     Pintura Interna e Externa do prédio

Ø     Colocação de Placa de localização  na entrada do prédio

Ø     Confecção de Folder institucional

Ø     Confecção da Comenda Láurea de Reconhecimento aos sócios honorários que este ano foram homenageados (3)

Ø     Confecção do Broche institucional

Ø     Confecção da Carteira de sócio

Ø     Manutenção de Palestras mensais (90 % FEITAS)

Ø     Fomento ao estudo e pesquisa através de eventos históricos

Ø     Participação na Feira do Livro (3)

Ø     Seminários dos 400 anos de São Luís (4 e 5)

Ø     Seminário dos 190 anos da Adesão do Maranhão a Independência
Ø     Seminário Jerônimo de Albuquerque Maranhão

Ø     Criação da Fan Page no Facebook

Ø     Manutenção do Blog institucional (2 anos)

Ø     Criação do Informativo Semestral

Ø     Posse de 10 sócios

Ø     Preenchimento das 60 cadeiras do IHGM

Ø     Organização da Sala de Reunião

Ø     Organização e revitalização da Biblioteca

Ø     Recuperação do 1º piso

Ø     Higienização do acervo da Biblioteca
Todo este trabalho é fruto de dedicação, esforço e seriedade pela nossa instituição feita a muitas mãos sejam diretamente por esta Diretoria, seja indiretamente pela contribuição financeira dada pelos nossos confrades e confreiras.
 
Muito obrigada.