sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Viagem pelo interior da Fonte do Ribeirão


São Luís - O presidente do IHGM, professor Euges Lima, junto com o Subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho e o apresentador do programa Portal Cultural, Gleyser Azevedo,  da TV Assembleia, estiveram ontem(13) pela manhã, visitando o interior das lendárias galerias da Fonte do Ribeirão.
Segundo o Subprefeito, Fábio Henrique, em breve, a Fonte vai passar por restauração e revitalização, tanto externamente como no seu interior e será feito um trabalho de adequação das galerias subterrâneas, no sentido de permitir a visitação pública.
História da Fonte
A fonte do Ribeirão foi construída em 1796, no governo de Fernando de Noronha e tinha como objetivo, garantir o abastecimento de água com mais qualidade para a população . Na área onde foi construída, existiam vários veios subterrâneos de água, por conta disso, a região era conhecida como sítio do Ribeirão.
A engenharia colônial empregada na Fonte, que teve um grande custo financeiro na época, consistiu em canalizar esses veios de água subterrâneos, através da construção de galerias subterrâneas que protegiam os vários nascedouros de água que desembocam em canais que transportam a água até cinco biqueiras de bronze, decoradas com carrancas, que por sua vez, desaguam num lajeado em forma de “ T” e que tem como destino final a antiga praia do Caju, hoje, Beira-Mar.
Fonte lendária
A Fonte do Ribeirão tem um diferencial, que são as lendas que estão ligadas à história do Monumento. Existem uma série de lendas e crendices que povoam o imaginário popular, cujas as mais famosas são a da serpente submersa sob a fonte e que a qualquer momento poderá despertar do seu sono secular e afundar a ilha de São Luís e a crença de que as tais galerias, estão conectadas a vários túneis que dão acesso as igrejas da cidade. Portanto, a Fonte do Ribeirão é repleta de história, lendas e mistérios.