sábado, 5 de abril de 2014

Biblioteca do IHGM é revitalizada e ganhará espaço ampliado após 38 anos


 
Quando o IHGM foi fundado, em 1925, a primeira coisa que seus sócios trataram de providenciar foi uma biblioteca para Instituição, para isso empreenderam esforços nesse sentido e acabaram conseguindo. Construíram ao longo das primeiras décadas um precioso acervo, com várias raridades, fruto de aquisições, permutas e doações.
No entanto, com a falta de sede própria e instabilidade financeira da entidade, o acervo acabou sofrendo danos e até mesmo desaparecimento de livros e documentos, por conta, em parte, das inúmeras mudanças de endereços que entidade foi obrigada a realizar até 1951, quando o Governador Sebastião Archer doou ao IHGM um prédio localizado à Rua Grande, 634, esquina com a Rua de Santa Rita.
Desde 1976 que o Instituto ocupa o segundo andar do Prédio Antônio Lopes, 230, Rua de Santa Rita, Centro de São Luís e foi numa das saletas desse andar que a Biblioteca da entidade se alojou nesses últimos 38 anos. O espaço de 6 metros quadrados sempre foi insuficiente, sem condições para realização de consultas e pesquisas, situação que se agravou nos últimos anos, com o aumento do acervo. Mas a atual gestão “Pe. Antônio Vieira”, no seu segundo mandato, presidida pela professora Telma Bonifácio, assumiu o compromisso de revitalizar a Biblioteca Hédel Ázar e transformá-la no local de pesquisa e estudo para os consócios e para comunidade, para isso não foi poupado esforços e dedicação, inclusive com trabalhos nos fins de semana.
O resultado de todo esse trabalho está próximo de ser entregue ao sócios. Foi realizado reforma, ampliação, higienização e reorganização do acervo, entre outras medidas. Há quase 40 anos que a Biblioteca do IHGM estava confinada num reduzido espaço, finalmente, agora, o IHGM pode contar com um espaço organizado e adequado para abrigar o seu acervo bibliográfico, conseguindo ampliar em 300% o espaço físico original, tudo com recursos próprios. A Inauguração será dia 9 de abril, às 17 horas e a expectativa dos sócios é grande.

 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Advogado e historiador Francarlos Ribeiro é eleito para o IHGM



Novos sócios foram eleitos por unanimidade nas últimas assembleias do Instituto. A partir de hoje, faremos uma série, com um breve perfil de cada um. Começaremos com o professor, historiador e advogado Dr. Francarlos Ribeiro, eleito para cadeira de N.º 2, patroneada pelo religioso e etnólogo francês do século XVII, Yves d’Évreux.
Licenciado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema); em História Bacharelado pela UFMA e bacharel em Direito também pela UFMA, com inscrição na OAB e militância nas lides jurídicas, Francarlos Diniz Ribeiro é professor da rede pública, advogado e atua como pesquisador nos estudos sobre o sindicalismo no Maranhão na década de 1950, mais especificamente a "Greve de 51". Estas, entre outras, qualidades, credenciaram o professor como um dos novos nomes para integrar o IHGM, obtendo a aprovação na assembleia do instituto realizada no dia 26 de fevereiro.
Francarlos pretende utilizar o conhecimento adquirido ao longo da carreira como professor e pesquisador para difundir o conhecimento para a sociedade maranhense. “Me sinto lisonjeado com a escolha para compor essa importante instituição cultural. Conto com os demais confrades para a divulgação da história para as próximas gerações”, ressalta.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Diretor do IMESC toma posse no IHGM


Por Letícia Maciel/ Site da UEMA

Josiel Ferreira, novo sócio do IHGM
 
Na última sexta-feira (28), foi realizada, no prédio de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Praia Grande, a cerimônia de posse do novo membro do Instituo Histórico e Geográfico, do Maranhão (IHGM), o geógrafo Josiel Ribeiro Ferreira, que ocupará a cadeira de número 49, patroneada por João da Mata de Moraes Rego.
Estiveram presentes o presidente interino do Instituto, Euges Lima, o analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Rogério Fumo, o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos (Imesc), Fernando Pinto, e as professoras sócias Judite Bittencourt e Eneida Vieira da Silva.
O geógrafo recebeu a medalha que simboliza sua integração à confraria pelas mãos de sua mãe Iracy Ribeiro e, emocionado, falou da honra em fazer parte do IHGM: “O sentimento de alegria não está apenas no simples fato de um sonho realizado, mas contar com a oportunidade de participar de uma irmandade com grandes números e grandes nomes da nossa cultura e que contribui para o fortalecimento histórico e geográfico do Estado do Maranhão”, enfatizou.
As boas-vindas foram oficializadas pelo presidente em exercício do IHGMA, Euges Lima que, ao entregar o diploma de posse ao novo confrade, destacou sua qualificação para ocupar uma das cadeiras do Instituto: “O currículo do geógrafo é bastante vasto e demonstra sua experiência e competência como profissional. Que sua permanência nesta casa seja profícua e longa, pois acreditamos que tem muito a contribuir”, pontuou.
Raul , Euges, Josiel, Eneida e Clores, consócios do IHGM
Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão- Criado no ano de 1925, é uma sociedade científica que busca coordenar os estudos e pesquisas nas áreas de História, Geografia, Etnografia, Etnologia e Arqueologia do Maranhão, de modo a defender o patrimônio histórico do estado, por meio de estudo, debate e divulgação. O reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, também é confrade do IHGM, ocupando a cadeira de número 21, patroneada por Antonio Henriques Leal.








Euges Lima e Josiel Ferreira