sábado, 13 de janeiro de 2018

Professor Euges Lima é eleito sócio correspondente do IHGSV




São Luís – Hoje, 13 de janeiro, em reunião do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV), foi eleito por unanimidade como sócio correspondente, o presidente do IHGM, professor Euges Lima. A indicação do acadêmico maranhense para os quadros daquela agremiação paulista foi subscrita pelo sócio efetivo e diretor, o sr. Edson Santana do Carmo.
A noticia foi dada em primeira mão pelo Dr. Edson do Carmo (IHGSV): “ Presidente Euges, tenho o prazer de lhe informar que seu nome foi aprovado por unanimidade em reunião...no dia de hoje, 13 de janeiro...e a partir de hoje, você faz parte  do IHGSV como associado”.
Professor Euges Lima
“ É como muita alegria e satisfação que recebo no dia de hoje, essa noticia alvissareira e também como muita gratidão e honra em compor a partir de agora, os quadros de tão prestigiosa agremiação paulista, de uma cidade histórica importantíssima, considerada a primeira vila do nosso Brasil. Sou muito grato ao confrade Edson do Carmo, ao presidente do IHGSV, Dr. Paulo Eduardo Costa e a todos os membros pela aprovação do nosso nome”, destacou Lima.

O Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, foi fundado em 5 de fevereiro de 1959, no Litoral do Estado de São Paulo, e designado abreviadamente por IHGSV, é uma pessoa jurídica de direito privado, de fins não econômicos, de caráter científico, educativo e cultural, reconhecido de utilidade pública.

Sede do IHGSV, Casa do Barão


Ruy Palhano e Diogo Neves tomam posse no IHGM



São Luís – Tomaram posse ontem (12), no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), dois novos sócios, o médico psiquiatra e professor da UFMA, Dr. Ruy Palhano, que ocupou a cadeira de n.º 6, patroneada pelo célebre jesuíta e escritor Pe. Antônio Vieira, que viveu no Maranhão nos anos 50 do século XVII. O outro empossado, foi o historiador, advogado, bibliófilo e professor doutor do Curso de Direito do UNICEUMA, Diogo Guagliardo Neves que passou a ocupar a cadeira de n. 56, patroneada pelo historiador maranhense Jerônimo José de Viveiros, autor do clássico “História do comércio do Maranhão”.

A Sessão Solene de posse ocorreu no Conselho Regional de Medicina do Maranhão, no bairro do Renascença. A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente do IHGM, professor Euges Lima, pelo presidente do CRM, Dr. Abdon Murad, pelos dois empossandos, Ruy Palhano e Diogo Neves, pelo Desembargador Dr. Cleones Cunha, pelo presidente do Jornal O Imparcial, Dr. Pedro Freire e pelo sócio do IHGM, Dr. Raimundo Palhano.

A recepção e apresentação dos empossados da noite, foram feitas pelos sócios, Raimundo Palhano e pelo presidente, Euges Lima, que proferiram discursos destacando a biografia dos novos membros. Após essa etapa, os empossandos receberam colares, diplomas e broches da entidade e depois já na qualidade de membros efetivos, proferiram seus elogios aos seus respectivos patronos, concluindo assim, o rito de posse do IHGM. Ao final da solenidade, os novos sócios com os demais membros presentes, fizeram uma foto e foi oferecido pelos empossados um coquetel aos convidados.



    


quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ruy Palhano e Diogo Neves assumirão cadeiras no IHGM



Dr. Diogo, Dr. Ruy Palhano, prof. Euges Lima e o sr. Solano
em visita ao IHGM
São Luís – Amanhã (12), às 19h, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, Renascença, tomarão posse como novos membros do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), os doutores, médico psiquiatra, professor da UFMA, Ruy Palhano e o advogado, historiador e professor do UNICEUMA, Diogo Guagliardo Neves.

Palhano ocupará a cadeira de n.º 06, patroneada pelo célebre escritor jesuíta, Pe. Antônio Vieira,  já Neves, assumirá a cadeira de n.º 56, patroneada pelo historiador maranhense, Jerônimo de Viveiros, autor do clássico  “História do Comércio do Maranhão”.