segunda-feira, 26 de março de 2012

Clores Holanda Silva toma posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

 A historiadora Clores Holanda Silva, administradora do Palácio Cristo Rei, é a mais nova integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. A posse aconteceu na noite desta quinta-feira (22), no auditório do Palácio Cristo Rei, sede da reitoria da UFMA. O discurso de saudação foi proferido pelo escritor e turismólogo Antônio Noberto. 

Clores Holanda, que passa a ocupar no IHGM a cadeira Nº 18, patroneada pelo jornalista João Francisco Lisboa, cujo bicentenário de nascimento foi celebrado nesta data (22 de março de 2012), é graduada e pós-graduada em História pela Universidade Federal do Maranhão, além de ter iniciado mestrado em Franca-SP, mas o infortúnio da perda de um dos irmãos, trouxe-a de volta ainda nos primeiros meses do curso.

Em 2005 concluiu especialização em Gestão de Arquivos, também pela UFMA. Publicou diversos artigos e livretos, geralmente ligados à administração da UFMA e ao Palácio Cristo Rei.

Entre eles: Histórico do Palácio Cristo Rei (2005); Os significados e usos das vestes talares na Universidade Federal do Maranhão (2011); A bandeira da Universidade Federal do Maranhão (2011); e Os reitores da Universidade Federal do Maranhão – Gestão Pedro Neiva de Santana – 1967-1968 (2011).

Do Blog do Manoel Santos/http://www.jornalpequeno.com.br/blog/manoelsantos/?p=11623