quinta-feira, 26 de outubro de 2017

IHGM escolhe livro para o Prêmio Pedro Calmon 2017




Joseh Carlos, Euges Lima e Antônio Guimarães
São Luís – Ontem (25) à noite, em Assembleia Geral do IHGM, foi escolhido pelos sócios o livro “Pregoeiros e Casarões”, 2015, de autoria do sócio Antônio Guimarães de Oliveira para concorrer ao Prêmio Pedro Calmon 2017, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro, instituição que foi fundada em 1838, pelo imperador D. Pedro II.

Best Seller Local

O livro é um verdadeiro registro iconográfico e mostra pregoeiros de São Luís, a exemplo de vendedores de frutas, caranguejos; vendedores, camelôs, políticos, também fatos históricos como eleições, greves; prédios, sobrados, estádios, um apanhado de tudo que foi relevante para a história de São Luís. A obra foi lançada na Feira do Livro de São Luís 2015 e de lá para cá já vendeu mais de 3.600 exemplares, tornando-se um verdadeiro Best Seller local.

A direção do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão tem até o dia 15 de dezembro para encaminhar três exemplares da obra escolhida para o IHGB, onde serão apreciados por uma comissão julgadora. O prêmio é realizado de três em três anos e em 2014, a indicação do IHGM, recebeu menção honrosa, conforme relação abaixo:

Tratos e Mofatras: o grupo mercantil do Recife colonial (c.1654-c.1759)
George F. Cabral de Souza

Indicação: Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano

Menções Honrosas:

1 - Aleixo Garcia – o Homem e o Mito
Paulo Pitaluga Costa e Silva
Indicação: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso

2 - História dos antigos domínios nos ervais do Paraguai
Paulo Cezar Vargas Freire
Indicação: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul

3 - 1612 – Os Papagaios Amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís
Ana Luiza Almeida Ferro
Indicação: Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

4 - Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – 10 anos de memória paulista – 2002-2012
Nelly Martins Ferreira Candeias
Indicação: Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo

Pedro Calmon Moniz de Bittencourt

Nasceu em Amargosa, Bahia, “a cidade mais doce do Brasil”, em 23 de dezembro de 1902, e faleceu no Rio de Janeiro, em 17 de junho de 1985. Filho de Pedro Calmon Freire de Bittencourt e Maria Romana Moniz de Aragão Calmon de Bittencourt.

Fez os estudos primários no Colégio de D. Maria Luiza de Souza Alves e os secundários no Colégio Antônio Vieira e no Ginásio da Bahia (ambos em Salvador). Iniciou o curso jurídico na Faculdade da Bahia, concluindo-o na do Rio de Janeiro, que foi da Universidade do Brasil, hoje UFRJ. Ainda estudante, aos 20 anos, publicou seu primeiro livro, de contos, Pedras d’Armas, SP, Ed. Monteiro Lobato. Aos 24, praticava a imprensa, colaborando na Gazeta de Notícias (RJ) e em O Imparcial e A Tarde (BA). Secretário de seu tio Miguel Calmon, ministro da Agricultura no governo de Arthur Bernardes, prestou concurso para conservador do Museu Histórico Nacional, sendo aprovado e nomeado. Em 1926, obteve o grau de doutor em Direito, defendendo tese sobre O Direito de Propriedade. Deputado estadual na Bahia, foi autor da primeira lei de proteção ao patrimônio histórico. Foi, ainda, deputado federal pela Bahia e candidato, contra Antônio Balbino, ao governo de seu Estado, quando obteve grande votação, embora não se elegesse.

Em 22 de agosto de 1931, ingressou no IHGB como sócio efetivo, depois de várias participações, entre elas uma conferência, de larga ressonância, em comemoração do terceiro centenário da vitória, na Bahia, sobre os holandeses. No Museu Histórico, criou e ocupou a cadeira de História da Civilização Brasileira e dedicou-se, desde então, ao magistério e à pesquisa histórica, produzindo livros como O Rei do Brasil, O Rei Cavalheiro e O Rei Filósofo, biografias de D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II, além dos 3 volumes pioneiros da Histórica Social do Brasil. Em 1936, esse grande orador, já considerado um dos melhores historiadores do Brasil, foi eleito para a cadeira 16 da ABL. Por concurso, obteve a cátedra de Direito Público da Faculdade de Direito onde estudara e da qual seria diretor por longos anos (1938/48). Neste último ano, foi nomeado reitor da Universidade do Brasil, realmente Magnífico, cargo que, desempenharia, com raro brilhantismo, numa das épocas mais difíceis da história do Brasil (até 1966). Durante cerca de dois anos, esteve licenciado da reitoria para ocupar o Ministério da Educação (1950/51). Foi, ainda, professor catedrático de Direito Constitucional da PUC/RJ e de História Moderna e Contemporânea da Faculdade de Filosofia Santa Úrsula.

Em 1955, com a tese O Segredo da Minas de Prata, venceu o concurso para cátedra de História do Colégio Pedro II. No IHGB, passa a sócio benemérito em 9 de julho de 1943 e a grande-benemérito em 16 de maio de 1958. Foi orador oficial de 1939 a 1968 e, finalmente, presidente, grande presidente, de 1968 a 1985.

De sua vastíssima bibliografia, constante de obras literárias, jurídicas e predominantemente históricas, fazem parte os livros: Pedra d’Armas – A Bala de Ouro – Brasil e América – Brasília, Catedral do Brasil – Castro Alves: o homem e a obra – Compêndio de História da Literatura Brasileira – A Conquista – O Crime de Antônio Vieira – História Social do Brasil, 3 vols. – O Estado e o Direito nos Lusíadas – Franklin Dória, barão de Loreto – Gomes Carneiro, o General da República – História da Bahia – História da Casa da Torre – História da Civilização Brasileira – os já referidos O Rei do Brasil, O Rei Cavalheiro e O Rei Filósofo – História da Faculdade Nacional de Direito – História da Fundação Nacional de Direito – História da Fundação da Bahia – História da Independência do Brasil – História de Literatura Baiana – História das Ideias Políticas – Histórias de Castro Alves – História de Pedro II (5 vols.) – História Diplomática do Brasil – História do Brasil na poesia do povo – Os presidentes da República – História do Ministério da Justiça, 1º vol. – José de Anchieta, o Santo do Brasil – Malês, a Insurreição das Senzalas – O Marques de Abrantes – O Palácio da Praia Vermelha – Para Conhecer Melhor Castro Alves – Pequena História da Civilização Brasileira – A Princesa Isabel, a Redentora – Vida de Castro Alves – Vida e Amores de Castro Alves – Curso de Direito Constitucional Brasileiro – Brasil (com Jaime Cortesão, para a “História de América” dirigida por A. Ballestero Beretta) – História do Brasil (Enciclopédica Delta – Larousse – Curso de Teoria Geral do Estado – Miguel Calmon, uma vida – A Vida Espantosa de Gregório de Matos, RJ/Brasília, S.O./INL, 1983 – História do Brasil, RJ, J.O., 7 vol. (Fonte: IHGB).