quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

IHGM é agraciado com a "Medalha Gomes de Sousa "


São Luís - A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou na noite do último dia 9(ter), na casa de eventos Celebration, a solenidade de Outorga de Títulos de Professor Honoris Causa, Professor Emérito e a entrega de Medalhas Gomes de Sousa do Mérito Universitário.
O IHGM foi agraciado com a maior comenda da UEMA, a Medalha Gomes de Sousa pelos relevantes serviços prestados à educação e cultura do Estado do Maranhão. O presidente, Euges Lima, recebeu a honraria representando o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e seus membros.
Em seu discurso, o reitor José Augusto Oliveira expressou que o momento é de reconhecimento e gratidão. “Referências destacadas em suas áreas de atuação, nossos homenageados têm dedicado parte de suas vidas em favor do desenvolvimento da ciência, da transmissão do conhecimento e da nossa universidade”, comentou.
E complementou: “Na vida, uns trabalham para a glória, outros pelo luxo, outros pelo dinheiro e felizmente, há um contingente que trabalha pelo ideal, pela construção de um mundo melhor, pela verdade, pela sociedade e pelo próximo. Estes últimos são imprescindíveis! Neste grupo incluo os que, acertadamente, estão sendo homenageados pelo Conselho Universitário neste dia. Parabéns aos homenageados por tudo que fizeram pela Uema e pela educação no Estado do Maranhão”.
Para o presidente do Instituto Histórico, professor Euges Lima, “a concessão dessa comenda, representa o reconhecimento da UEMA e portanto da sociedade maranhense ao trabalho desenvolvido pela Instituição na produção e promoção do conhecimento, sobretudo, relativo ao Maranhão. Temos realizado nos últimos anos, vários seminários, palestras e simpósios, voltados, principalmente para temáticas ligadas à nossa História e Geografia, sempre como forma de discutir e divulgar o conhecimento entre os estudantes, professores e público em geral. Estamos muito contentes com os resultados produzidos até aqui. Agradecemos ao Conselho Universitário da UEMA e ao seu presidente, o reitor José Augusto Oliveira pela concessão de honraria tão importante," destacou.  Estavam prestigiando o evento, os membros do IHGM: Telma Bonifácio, Eneida Vieira da Silva, Josiel Ferreira, Assir Silva, Esterlina Melo, Madalena Neves, entre outros.
 

domingo, 7 de dezembro de 2014

IHGM receberá Medalha Gomes de Sousa da UEMA

 
 
O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão será agraciado com a Medalha Gomes de Sousa do mérito universitário da Universidade Estadual do Maranhão


 

São Luís – O Conselho Universitário da UEMA, em Assembleia, resolveu conceder ao IHGM a maior comenda da Instituição, a Medalha GOMES DE SOUSA, pela destacada atuação na educação, cultura e desenvolvimento local e regional.
Segundo o presidente do Instituto Histórico, professor Euges Lima, “a concessão dessa comenda representa o reconhecimento da UEMA e portanto da sociedade maranhense ao trabalho desenvolvido pela Instituição na produção e promoção do conhecimento, sobretudo, relativo ao Maranhão. Temos realizado nos últimos anos, vários seminários, palestras e simpósios, voltados, principalmente para temáticas ligadas à nossa História e Geografia, sempre como forma de discutir e divulgar o conhecimento entre os estudantes, professores e público em geral. Estamos muito contentes com os resultados produzidos até aqui. Agradecemos ao Conselho Universitário da UEMA e ao seu presidente, o reitor José Augusto Oliveira pela concessão de honraria tão importante.
Essa é a segunda comenda do gênero que o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão receberá este ano. No último 23 de outubro, recebeu "As Palmas Universitárias da UFMA. A solenidade de outorga da Medalha Gomes de Sousa será dia 9 (ter), às 19h, na Casa de Eventos Celebration, na Av. dos Holandeses, Ponta D' Areia.