quinta-feira, 21 de julho de 2016

Doação da biblioteca do professor Caldeira será formalizada



São Luís – Amanhã (22), às 16h, na Biblioteca Hédel Ázar, no Instituto Histórico, será formalizada a doação pela família ao IHGM da Biblioteca do professor e sociólogo, Ribamar Caldeira, falecido em 2003. O acervo contem cerca de mais de 2 mil volumes, entre livros e periódicos. Será alojado numa sala exclusiva da Biblioteca Hédel Ázar do IHGM, onde será mantida a unidade, assim como algumas obras de arte também doadas.

A sala receberá o nome de "Acervo professor José Caldeira". Será aberto ao público para visitação e pesquisa. Se estivesse vivo, o professor Caldeira estaria completando hoje, 76 anos. Nasceu em Pedreiras/MA em 21 de julho de 1940 e faleceu em São Luís no dia 23 de julho de 2003, pouco depois de completar 63 anos. Iniciou sua carreira no magistério superior na UFMA por meio de concurso público em 1971, onde lecionava no Departamento de Sociologia e Antropologia. Doutorou-se pela USP(1989) com a tese: “Origens das indústrias no sistema agroexportador maranhense (1875-1895)”, em que analisou a formação da instalação de um parque fabril em região do nordeste brasileiro no final do século XIX. Transitou nas áreas de História, Economia Regional, Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas.


segunda-feira, 18 de julho de 2016

Gestão aprovada: professor Euges Lima é reconduzido à presidência do IHGM


Do Site do Sinproesemma


O trabalho do professor Euges Lima à frente da presidência do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) ganhou mais um capítulo de reconhecimento. Na tarde da última sexta-feira (15), os sócios da entidade decidiram, nas urnas, dar continuidade aos esforços do diretor de Cultural do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) na divulgação da história e na preservação do patrimônio cultural.

“Agora, é continuar trabalhando em prol do IHGM e de suas finalidades. Queremos consolidar e ampliar ainda mais o que foi realizado nos últimos dois anos”, destacou Euges Lima, após a apuração do resultado que apontou vitória com cem por cento dos votos válidos.

Para os próximos dois anos, a chapa Cesar Marques, nome em homenagem ao médico, tradutor e historiador, que nasceu em Caxias em 1826, propõe 23 compromissos que devem nortear a gestão.

Entre as prioridades, está a continuação dos simpósios, ciclos de palestras e seminários, espaços com os quais estudantes, pesquisadores e professores vêm usando para compartilhar debates sobre grandes temas da história maranhense, como, por exemplo, a fundação de São Luís.

No campo da defensa do patrimônio, Euges promete reforçar a luta pela preservação dos prédios maranhenses com a divulgação das denúncias nos veículos de comunicação e a formalização de cobranças nos órgãos responsáveis pela preservação e fiscalização dos prédios históricos.

O trabalho do professor Euges também terá a contribuição do diretor de Assuntos Jurídicos do SINPROESEMMA, Francarlos Diniz, que assumirá o cargo de Diretor de Patrimônio do IHGM. Ocupante da cadeira número 2, do patrono religioso e etnólogo francês, Yves d’Évreux, Francarlos promete fortalecer a entidade com seus conhecimentos jurídicos e históricos do Maranhão.

A cerimônia de posse da nova diretoria está prevista para ocorrer no próximo dia 28, às 19h, no auditório Ribamar Seguir, no próprio Prédio do IHGM, na Rua de Santa Rita, 230, próximo às Lojas Americanas, no Centro.

Conheça a chapa completa:

Presidente: Euges Silva de Lima
Vice-presidente: José Augusto Silva Oliveira
1º. secretário: Raimundo Nonato Costa Guilhermino (Prof. Natinho)
2ª. secretária: Maria Goretti Cavalcante de Carvalho
1º. tesoureiro: Josiel Ribeiro Ferreira
2º. tesoureiro: Antônio Guimarães de Oliveira
Diretor de Patrimônio: Francarlos Diniz Ribeiro
Diretor de Divulgação: Joseh Carlos Araújo
Titulares do Conselho Fiscal
Arthur Almada Lima Filho
Ronald Pereira dos Santos
Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva
Suplentes do Conselho Fiscal
João Batista Ericeira
Josefa Ribeiro da Costa
Célio Githay Vaz Sardinha