quinta-feira, 19 de junho de 2014

Josefa Ribeiro da Costa toma posse no IHGM


A posse da desembargadora aposentada Josefa Ribeiro da Costa no IHGM(06/06/14) é destaque na Coluna do PH(18/06/14), Jornal Estado do Maranhão. A desembargadora tomou posse na cadeira de N.º 55, patroneada pelo professor José Ribeiro de Sá Vale.
 
Natural de Araioses (MA), Josefa Ribeiro da Costa é responsável pela descoberta dos documentos da capela de Nossa Senhora do Monte Serrathe, situada na rua Duque de Caxias, Centro. Os registros foram fundamentais para o reconhecimento dos 300 anos de Parnaíba.
 
Por conta da contribuição da desembargadora, o dia 11 de junho de 1711 é legalmente considerado uma data que marca a memória dos três séculos da segunda maior cidade do Piauí.
 
Josefa Ribeiro da Costa residiu em Parnaíba durante sua juventude, onde trabalhou com o comerciante Benedito dos Santos Lima (Bembém), fundador do Almanaque da Parnaíba, importante publicação da época.
 
 
Josefa Costa proferindo o discurso de posse
 

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Francarlos Diniz toma posse no IHGM


 
O historiador e advogado, Francarlos Diniz, diretor jurídico do sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado do Maranhão, passou a ocupar a cadeira número 2, do patrono religioso e etnólogo francês, Yves d’Évreux.

Na cerimônia de posse, que ocorreu no dia 6 de junho, no Liceu maranhense, Francarlos Diniz ressaltou o papel da entidade para a pesquisa histórica e geográfica de São Luís e do Maranhão. “É com imensa alegria que adentro aos quadros do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, entidade com 89 anos e que tem dado importante contribuição nos estudos da História, arqueologia, Geografia, entre outras ciências que ajudam ao homem entender sua cultura, preservando-a”, afirma.

Além de resgatar o papel histórico da entidade na divulgação das ciências, o empossando lembrou-se da responsabilidade dos membros do IHGM em denunciar as ações que podem prejudicar o patrimônio histórico do Maranhão, como foi feito no caso envolvendo a residência do escritor Aluízio Azevedo, localizada na Rua do Sol, em São Luís. “O IHGM fez a denúncia pública da destruição da casa onde nasceu e morou Aluízio Azevedo. O Instituto condena e denuncia todas as atitudes de vandalismo contra o patrimônio cultural”, destaca.

Advogado e historiador do sindicalismo

Francarlos Diniz formou-se em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). É professor da rede pública e pesquisador nos estudos sobre o sindicalismo no Maranhão na década de 50.

Estas características, ao lado da militância nas lides acadêmicas, jurídicas e sindicais, credenciaram o professor como um dos novos nomes para integrar o IHGM, obtendo a aprovação na assembleia do instituto, dia 26 de fevereiro.