sexta-feira, 20 de maio de 2016

Palestra e exposição marcará homagem ao Dia do Geógrafo no IHGM





São Luís - No próximo dia 25(quarta), às 9 horas , em sua sede, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), estará realizando uma homenagem ao Dia do Geógrafo que constará de uma vasta programação, entre palestra e exposição.

A palestra terá como tema: A Ilha de São Luís: limites e divisas conhecidas que será ministrada pelo geógrafo e sócio efetivo do IHGM, Josiel Ferreira que abordará o controvertido assunto das divisas e limites da Ilha de São Luís que até hoje ainda não foram satisfatoriamente solucionados. Ferreira fará uma abordagem histórico-geográfica, pontuando ao longo do tempo os marcos divisórios e limítrofes da Ilha de São Luís no sentido de jogar luz sobre a questão.  

100 anos de O Torrão Maranhense

Nesse mesmo dia, a partir das 9 horas, será a abertura de uma exposição organizada pelo Instituto que marcará o centenário do livro O Torrão Maranhense, primeiro livro de Raimundo Lopes, publicado no Rio de Janeiro pelo Jornal do Comércio em 1916, quando ele tinha vinte e dois anos.

Esse livro é considerando um Clássico da Geografia Maranhense e de certa forma nacional, pois foi muito bem recebido pela crítica da época e considerado de caráter inovador em relação a geografia brasileira. Raimundo Lopes foi um destacado pesquisador do Museu Nacional, com vários trabalhos nas áreas de geografia, arqueologia. Foi membro do IHGM, fundador da Cadeira de N.º 2, Patroneada por Yves Dreveux. A exposição vai do dia vinte e cinco de maio até o dia oito de julho e conta com o apoio cultural do Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Pública das Redes Municipais e Estadual do Maranhão).