sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Seminário debate a importância de Jerônimo de Albuquerque na História do Maranhão



 Primeiro dia

São Luís – nos dias 20 e 21, compareceram no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA),  mais de trezentas pessoas, entre alunos, professores, historiadores, pesquisadores e público interessado para participarem do Seminário “Jerônimo de Albuquerque e sua importância na história do Maranhão”, organizado pela Capitania dos Portos do Maranhão em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Esse seminário fez parte de um Ciclo de Seminários que vem ocorrendo em algumas capitais, como Rio de Janeiro e Recife, coordenado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, com o objetivo de comemorar os 400 anos da primeira frota naval comanda por um natural do Brasil.

O evento teve início às 14 horas, com a saudação do Capitão dos Portos Jair Santos e da Presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio. A mesa de abertura foi composta por um descendente direto de Jerônimo de Albuquerque, o Sr. Paulo Albuquerque Maranhão que veio do Rio de Janeiro especialmente para o evento.

A conferência inaugural foi proferida pelo sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e Vice-almirante Armando de Senna Bittencourt e tratou do tema: “Jerônimo de Albuquerque e a Primeira Força Naval Comandada por um Natural do Brasil”. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda cuja temática foi: Por Ordem de Sua Majestade: Jerônimo de Albuquerque e a conquista do Maranhão. Fez parte da mesa, a historiadora Maria de Lourdes Lauande Lacroix, o professor de história Euges Lima, o Almirante Armando Senna Bittencourt e a professora da UFMA e presidente do IHGM, Telma Bonifácio que coordenou os trabalhos. Após as palestras, segui-se a intervenções e se desenvolveu o debate sobre os temas trabalhados.

Segundo dia

Na tarde de ontem (21/ quinta), a programação continuou com a conferência do professor doutor Paulo Albuquerque Maranhão, descendente de Jerônimo de Albuquerque Maranhão que desenvolveu o tema: “Jerônimo de Albuquerque Maranhão: atuação política e militar e seu lugar na história”, onde discorreu sobre a ancestralidade de Jerônimo de Albuquerque, em Portugal e no Brasil, além de sua importância política e militar no processo de colonização no norte do Brasil, nos séculos XVI e XVII.

O mapa da jornada

A mesa redonda da tarde de ontem, teve como temática, “A Batalha de Guaxenduba: Jerônimo de Albuquerque e a arte da guerra brasílica”, composta pelo professor Paulo Albuquerque Maranhão, a professora Joseth Coutinho Martins de Freitas, o pesquisador icatuense José Almeida, o pesquisador William Thomas e o professor Euges Lima que coordenou os trabalhos. A batalha de Guaxenduba foi um episódio marcante na disputa entre franceses e portugueses pela posse do Maranhão colonial nos primórdios do século XVII e que completou 399 anos no último dia 19.

O pesquisador William Thomas, apresentou um mapa, de forma detalhada e com imagens de satélite do roteiro marítimo realizado pela flotinha de Jerônimo de Albuquerque desde a sua partida em Pernambuco até sua chegada em terras do Maranhão, no sítio de Guaxenduba em 26 de outubro de 1614, mostrando toda a geografia da região, inclusive, com fotos atuais dos locais por onde passou a frota de Jerônimo.

Ao final, o Capitão dos Portos e a presidente do IHGM, se pronunciaram na tribuna e agradeceram a presença e participação de todos durantes essas duas tardes de homenagens, debates e discussão acerca da importância e do papel de Jerônimo de Albuquerque na História do Maranhão, destacando o sucesso e o êxito do evento.



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Comandante Santos e o almirante Bittencourt falam sobre o seminário de hoje


Adaptado do G1Maranhão


Almirante Bittencourt
A Marinha  do Brasil  e o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão vão realizar um seminário sobre Jerônimo de Albuquerque, histórico herói militar que dá nome à principal avenida de São Luís O evento acontece nesta quarta (20) e quinta-feira (21), no Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na capital maranhense. 

Para falar sobre o assunto, o Bom Dia Mirante recebeu o comandante da Marinha, Jair Santos, e o almirante Armando de Senna Bittencourt.

Segundo Bittencourt, que é também diretor de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha do Brasil, a ideia de realizar o evento veio depois que a Marinha decidiu transformá-lo em herói naval.

"Ele já um herói aqui no Maranhão, é importantíssimo na expulsão dos franceses aqui no Maranhão. É o fundador de Natal. É herói do exército, ganhou a Batalha de Guaxenduba e agora a Marinha também está ressaltando que ele comandou a primeira força naval em 1613", explicou Bittencourt.

"A temática do seminário é sobre essa discussão, sobre Jerônimo de Albuquerque e a sua importância para o Maranhão", acrescentou Santos. 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

IHGM 88 anos de fundação



Amanhã, dia 20, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão estará completando 88 anos de fundação e irá celebrar a data durante o Seminário sobre Jerônimo de Albuquerque que será realizado no auditório central da UFMA, às 14 horas. 

O  Instituto Histórico é a mais antiga Instituição científica do Estado do Maranhão, foi fundada em 20 de novembro de 1925, por um grupo de 11 intelectuais que tinham como objetivo, coordenar os estudos e pesquisas nas áreas de História, Geografia do Maranhão e áreas afins.