segunda-feira, 10 de julho de 2017

Morre a professora e geógrafa Eneida Vieira da Silva, primeira mulher a presidir o IHGM




São Luís – Faleceu ontem, domingo (9), às 5 horas da manhã no hospital Centro Médico, onde estava internada há algumas semanas, a ex-presidente e decana do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão(IHGM), a professora(aposentada) e geógrafa  da Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo.

O sepultamento ocorreu no final da tarde de ontem no Cemitério do Gavião e contou com a presença de vários membros do IHGM, familiares, amigos e ex-alunos que deram o último adeus e prestaram a última homenagem à ex-presidente que tanto contribuiu com o IHGM, com o ensino e a pesquisa da geografia maranhense. Eneida tinha 87 anos e deixa um filho, Raul Eduardo Vieira da Silva.

Uma vida de retidão, ética e defensora da geografia

A professora universitária, Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo, assim mesmo, nome completo como gostava de ser anunciada em ocasiões solenes, pois pertencia a uma das famílias mais tradicionais do Maranhão, os “ Vieira da Silva”, descendente direta de Luiz Antônio Vieira da Silva, o Visconde, historiador e Senador do Império.

A professora Eneida Vieira da Silva é um exemplo a ser seguindo, em todos os sentidos, como ser humano, como mulher, como profissional e como confreira, era uma mulher íntegra, ética e de muita classe, tive oportunidade de conviver com ela esses bons anos aqui no IHGM, desde que adentrei na Casa. Quando assumi a presidência, sempre contei com o seu apoio e aconselhamento para conduzir da melhor forma os destinos desta sociedade o IHGM, que ela presidiu e pela qual tinha um apreço muito grande, sempre preocupada com o que ocorria no Instituto. O Maranhão, neste triste domingo, 9 de julho de 2017, perde hoje uma grande filha e em particular, o Instituto Histórico e Geográfico, mas ela deixa um importante legado que não deve ser esquecido”, destacou o presidente do IHGM, professor Euges Lima.

Professora Eneida era filha do Desembargador Luiz Cortez Vieira da Silva e Anna Isabel Bayma Vieira da Silva, nasceu na Cidade de Timon, MA, em 1929. Bacharel e licenciada em Geografia e História pela antiga faculdade de Filosofia de São Luís(1962/63), uma das predecessoras da UFMA.

Professora fundadora da UFMA

Era fundadora da UFMA, entrou no magistério superior em 1966, no Curso de Geografia como professora assistente da Cadeira de Geografia Humana e durante exatos trinta anos, ministrou várias disciplinas daquele curso, sendo uma das suas pioneiras, formando gerações de professores em geografia e geógrafos até se aposentar em 1996. Deu grandes contribuições acadêmicas à geografia maranhense, a exemplo do livro “Organização do Espaço Agrário Maranhense Até os anos 80”, publicado em 1993 e reeditado em 2008.

Era portadora de várias comendas, recebeu em 1986, a maior comenda oficial do Estado do Maranhão, a Medalha do Mérito Timbira e em 2014, recebeu “as palmas universitárias” da UFMA, maior comenda dessa Universidade, da qual era membro do seu Conselho Universitário. Também foi geógrafa representante do CREA/MA, junto ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em 1992.

Primeira mulher a presidir o IHGM

Eneida era a sócia efetiva mais antiga do IHGM em atividade, era sua decana, com quarenta anos completos de casa, sempre presente e atuante nas sessões. Entrou no Instituto em janeiro de 1977 para ocupar a cadeira de n.º 44, patroneada pelo jornalista e geógrafo maranhense do século XIX, Temístocles Aranha, pai de Graça Aranha, cujo o ocupante que ela sucedeu foi seu próprio pai o Desembargado Luiz Cortez Vieira da Silva, falecido em 1968.

Em 2006 ela foi eleita a primeira mulher a presidir o IHGM, depois de 79 anos de fundação, sendo reeleita (2006/2010). Quando o IHGM completou 90 anos, em 2015, já na gestão do presidente Euges Lima, a professor Eneida foi uma das grandes homenageadas, recebendo uma Láurea de agradecimento pelos seus relevantes serviços prestados a este Instituto.

Nota de Pesar


É com imenso pesar e tristeza que o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) comunica o falecimento, cinco horas da manhã de hoje, domingo, (09), da sócia efetiva, decana e ex-presidente (2006/2010) do IHGM, professora e geógrafa ENEIDA VIEIRA DA SILVA OSTRIA DE CANEDO, 87 anos que por quarenta anos frequentou e dedicou-se com afinco, compromisso, seriedade e carinho ao Instituto Histórico e Geográfico.

O corpo foi velado na Central de Velórios da Pax União, Centro e o sepultamento ocorreu às 17h no cemitério do Gavião.

Em nome do IHGM, prestamos nossa solidariedade e condolências com a dor dos familiares, amigos, confrades e confreiras que se encontram enlutados. Apresentamos nossos profundos sentimentos e respeito pela imensa dor que os toma neste momento e que também toma todo o IHGM.


Euges Lima

Presidente