sábado, 2 de agosto de 2014

Nova diretoria do IHGM é empossada


São Luís - A nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão foi empossada no dia 28 de julho último, às 17 horas e 30 minutos, na sede da Instituição, localizada na Rua de Santa Rita, 230, Centro. Encabeçando uma chapa única, o professor Euges Lima foi eleito presidente do IHGM, com 60 % dos votos válidos, na sessão realizada no dia 11 de julho passado. Com ele, os demais novos dirigentes da entidade foram empossados em sessão solene.
A Assembleia de posse teve início com a fala da presidente anterior, professora Telma Bonifácio, que declarou oficialmente aberta a Sessão, em seguida, proferiu seu discurso, fazendo alusão a data histórica do 28 de julho, bem como um balanço de sua gestão e agradecendo todos que colaboraram. Depois a secretária Clores Holanda, leu as Atas e submeteu a apreciação dos sócios, sendo aprovadas.
Dando continuidade à cerimônia, a professora Eneida Vieira da Silva, decana da Entidade fez seu pronunciamento e declarou empossada a nova diretoria, após, o professor Euges Lima, já na qualidade de presidente empossado, se dirigiu à tribuna e fez seu discurso de posse, destacando a importância da data, o 28 de julho, data festiva do IHGM que segundo ele, estava sendo resgatada e homenageada. Enfatizou suas propostas e vontade em fazer uma grande gestão, à altura da tradição do Instituto, gerando cada vez mais o crescimento da Entidade. Ressaltou ainda o trabalha que já havia desempenhado, enquanto vice-presidente e que iria realizar a partir daquele momento um trabalho muito maior ainda, sempre no sentido de aprimoramento dos serviços e trabalho da Casa de Antonio Lopes. Estavam compondo a mesa, o presidente da Academia maranhense de letras, Benedito Buzar e a vice-presidente da Academia ludovicense de letras Dilercy Adler.
Professor de história do ensino médio da rede pública estadual do Maranhão e municipal de São Luís, Euges Lima é especialista em Teoria e Metodologia para o Ensino de História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e exerceu também o cargo de vice-presidente do IHGM.
 
Nova Diretoria
Euges Lima(presidente)
Telma Bonifácio(vice-presidente)
Jossilene Alves (1.ª Secretária)
Aymoré Alvim (2.º Secretário)

Josiel Ferreira (1.º Tesoureiro)

Edna Chaves (2.ª Tesoureira)

Assir Silva (Dir. de Divulgação)

Jocelina Monteiro (Dir. de Patrimônio)

Conselho Fiscal
Titulares
José Augusto Oliveira
Esterlina Pereira
Raul Vieira da Silva
Suplentes
Manoel Santos
Paulo Sérgio
Célio Sardinha

 
 
 
 

 

 
 
 

 

 


 
 
 
 



 
 

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Nova diretoria do IHGM será empossada nesta segunda-feira


Do Blog do Manoel Santos - Jornal Pequeno



A nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão será empossada nesta segunda-feira (28), às 17 horas, na sede da instituição, localizada na Rua de Santa Rita, 230, Centro. Encabeçando uma chapa única, o professor Euges Silva de Lima foi eleito presidente do IHGM, em votação unânime, na sessão realizada no dia 11 de julho passado. Com ele, os demais novos dirigentes da entidade serão empossados na sessão solene desta segunda-feira.
Professor de história do ensino médio da rede pública estadual do Maranhão e municipal de São Luís, Euges Lima é especialista em Teoria e Metodologia para o Ensino de História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e exerceu também o cargo de vice-presidente do IHGM. Em contato com a Redação do Jornal Pequeno, ele fez um breve relato sobre a atual situação da entidade e sobre as propostas e Plano de Ação da nova Diretoria do IHGM:
Propostas – O nosso Plano de Ações para o biênio 2014/2016, foi composto por 23 itens que contemplam desde atividades acadêmicas, administrativas, aquisição de equipamentos até ações de melhoramento da infraestrutura, enfim, um grande leque de ações que pudessem responder às nossas principais demandas dos próximos dois anos. Repetimos algumas metas que não foram possíveis serem cumpridas no biênio passado, no sentido, de continuar lutando para que possam ser realizadas nesse novo momento, assim como a inclusão de novas.
Uma das metas para nova gestão e que vale ressaltar aqui é aquisição de um elevador para Entidade, meta ousada para nossa realidade financeira, porém, um sonho antigo dos sócios, mas necessário e que acreditamos ser possível de realização, dentro da perspectiva das parcerias e projetos que ressaltamos anteriormente. A garantia de acessibilidade a todos os sócios e frequentadores é algo que não podemos prescindir. Por fim, queremos fazer um agradecimento especial a todos os confrades e confreiras, consócios, sustentáculos do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão que acreditaram no nosso trabalho e elegeram a chapa César Marques para essa nova gestão que se inicia.
Perspectivas – Creio que a saída para o Instituto Histórico são as parcerias institucionais, sejam públicas ou privadas e a elaboração de projetos para capitação de apoio para as nossas atividades, é nessa linha que vamos trabalhar. Nesse sentido, nossas perspectivas são que essa nova gestão que se inicia, logo mais, com a posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal e que temos a honra e a responsabilidade em comandar, possa superar todos esses desafios e obstáculos e fazer o que é preciso ser feito para o crescimento e desenvolvimento do sodalício, imprimindo um padrão de qualidade em nossas ações e atividades para que o IHGM, a Casa de Antônio Lopes possa ter o reconhecimento merecido por todos os maranhenses.
Dificuldades – Acredito que a nossa principal dificuldade hoje, é na verdade, uma dificuldade muito antiga, ou seja, a limitação financeira para manter e desenvolver nossas atividades a contento, pois não recebemos nenhum subsídio, seja municipal ou estadual, como já ocorreu no passado.
Vivemos exclusivamente da contribuição mensal dos sócios que são um número limitado de sessenta, no entanto, em que pese essas limitações, temos buscado alternativas para superar esses entraves, por meio de parcerias e apoios culturais de Entidades sensíveis à nossa causa. Isso tem gerado resultados concretos, pois nos últimos anos, tivemos uma vida acadêmica bastante agitada, com seminários, encontros e palestras, que tem buscado pautar temas relativos à história e à geografia do Maranhão, muitas vezes esquecidos pela sociedade e demais Instituições acadêmicas.
Desafios – O grande desafio que se impõe ao Instituto nesse momento é crescer enquanto Instituição, recuperar sua posição de referência, oferecer condições e um trabalho cada vez mais de qualidade aos sócios e a comunidade maranhense em geral, procurando cumprir com suas finalidades e princípios basilares que são o estudo e a pesquisa nas áreas de História e Geografia, particularmente do Maranhão, assim como a defesa e proteção do patrimônio histórico e cultural do Estado.
Um outro desafio importante é a divulgação desse conhecimento, sobretudo ao público não especializado e aos estudantes. Com muita luta e muito trabalho, estamos conseguindo chegar lá, é preciso registrar que a gestão que está findando, presidida pela professora Telma Bonifácio e que teve nossa colaboração como vice-presidente, assim como dos demais diretores e sócios, deu um salto importante para que o Instituto Histórico e Geográfico pudesse hoje ter mais visibilidade e ter seu trabalho reconhecido pela sociedade maranhense.
Euges Lima, novo presidente do IHGM
Perfil do novo presidente do IHGM – Euges Silva de Lima nasceu no dia 23 de agosto de 1973, em Paranaíba-PI, porém, sua família era maranhense e residia em Tutóia – terra do poeta Almeida Galhardo – cidade vizinha ao Estado do Piauí. É o quarto filho do casal Antônio Salustiano de Lima Filho, funcionário público aposentado do Fisco Estadual, natural de Brejo e de Maria José Silva de Lima, tutoiense. Viveu com sua família em Tutóia até os oito anos de idade, lá estudou as primeiras séries do então primário no Grupo Escolar Casimiro de Abreu.
No início dos anos de 1980, veio com os pais morar em São Luís, em busca de melhores condições de estudo. Aqui, estudou nas Escolas Públicas, Estado do Piauí, no Monte Castelo, Arnaldo Ferreira, Cohab e Almirante Tamandaré, também na Cohab, onde concluiu o Curso Técnico em Contabilidade, em 1991.
Apaixonado pelo conhecimento histórico, desde a época de ensino fundamental, em meados da década de 1990, escolheu ser professor de História e então passou no vestibular para o Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que estava dando seus primeiros passos, sendo aluno fundador desse curso. Graduou-se em 2000, defendendo o trabalho monográfico: “A Formação do Sarneísmo no Maranhão”, nesse mesmo ano ingressa no magistério, onde ministrou aulas no Curso de Capacitação de Docentes (Procad) da Uema, trabalhando as disciplinas de História da América e História Moderna.
Quando as informações sobre a nossa história regional eram praticamente inexistentes na internet, em 2001, criou o primeiro site sobre história do Maranhão, denominado História do Maranhão na Net, onde divulgava, através de artigos e textos, informações sobre a história do nosso Estado.
Entre 2001 e 2002, voltou aos bancos da Universidade Estadual do Maranhão para se especializar em Teoria e Metodologia para o Ensino da História, cuja monografia defendida foi: “Franceses e Tupinambás no Maranhão Seiscentista”. Trata-se de um trabalho que buscou estudar o período de ocupação francesa no Maranhão no início do século XVII, abordando principalmente como se deram essas relações franco-tupinambá, no período da chamada “França Equinocial”.
Em 2002, ingressou através de concurso público como professor de História do ensino médio na Rede Pública Estadual de Educação Básica do Estado do Maranhão. Trabalhou nas escolas Almirante Tamandaré e Bacelar Portela.
Também é professor da Rede Pública Municipal de São Luís, desde 2003, exercendo suas funções na Escola UEB Professor Mata Roma, Cidade Operária. Foi fundador do Conselho Municipal do Fundeb de São Luís, sendo seu primeiro presidente, na gestão 2007 a 2009. Exerce forte militância na categoria do magistério municipal de São Luís, onde ajudou a liderar vários movimentos em defesa de melhores condições de trabalho, melhorias salariais e por uma educação pública de qualidade.
Além de professor de História, Euges Lima, atua também como sindicalista da sua categoria. Atualmente é Secretário de Cultura do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Pública do Estado Maranhão, o SINPROESEMMA. Euges Lima ocupa a Cadeira de número 22 no IHGM, patroneada pelo historiador César Marques, foi vice-presidente da Entidade na gestão 2012/2014. Durante toda a sua trajetória profissional participou de diversos cursos de extensão e de formação de professores, é autor de artigos na área de educação e História, faz pesquisas na área de História do Maranhão, bem como é participante assíduo de congressos, simpósios e conferencias nacionais e internacionais, além de fóruns sobre educação e profissionalização docente.
Fonte: http://blog.jornalpequeno.com.br/manoelsantos/2014/07/28/nova-diretoria-ihgm-sera-empossada-nesta-segunda-feira/

domingo, 27 de julho de 2014

Reitor da UEMA fará parte da nova gestão do IHGM

Do site da UEMA


O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, participará da posse da nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), na próxima segunda-feira (28), a partir das 17h, na sede do IHGM, Rua de Santa Rita – Centro.


Tomarão posse, Euges Lima, como presidente e Telma Bonifácio, como vice-presidente, com a gestão - César Marques e o tema “Para continuar avançando, sem perder a tradição”.