sábado, 10 de junho de 2017

Monumentos históricos de São Luís em perigo



São Luís – Nesta semana, constatou-se o furto de mais uma peça dos monumentos de São Luís, dessa vez, a vítima foi a secular estátua de Benedito Leite, inaugurada dois anos após a morte do homenageado, em 1911, localizada na Praça do mesmo nome no Centro e uma das mais antigas da capital.  Teve o livro de bronze que fica no seu pedestal, retirado, restando apenas as marcas.

Esse fato gerou grande repercussão e indignação nas redes sociais, além de várias reportagens na TV, gerando assim a imediata mobilização da polícia na tentativa de resgatar a peça de bronze, antes que fosse tarde demais, como já ocorreu com diversos outros monumentos.

Tem sido recorrente esse tipo de situação com os monumentos históricos de São Luís nos últimos anos, sejam casos de vandalismo, furtos, depredações, abandonos e até mesmo casos onde são retiradas de logradouros por parte do poder público com a justificativa de recuperação/restauração, mas que com o passar do tempo, nunca retornam ao seu local de origem, desaparecendo ou sendo guardados no Museu Histórico da cidade que acreditamos já não ter mais espaço para abrigar tantos bustos e monumentos retirados das praças e avenidas.

Só para citar alguns exemplos mais recentes, temos a estátua de Manoel Beckman, apelidada pelo povo de Roque Santeiro - talvez por alguma semelhança com o protagonista da novela dos anos de 1980, que ficava no centro da antiga rotatória do Bairro do Bequimão, que se encontra desaparecida, a escultura e chafariz da Mãe D’Agua de autoria de Newton Sá, entre outros. Felizmente, nesse caso, o livro de bronze da estátua de Benedito Leite foi encontrado ontem (09) pela polícia.

Preferia cortar a mão que fechar uma escola

Benedito Leite foi uma grande liderança da política maranhense da segunda metade do século XIX e inicio do séc. XX. Nasceu em Rosário no dia 4 de outubro de 1857, formado em Direito pela faculdade do Recife, foi Promotor, Juiz, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador e finalmente Governador. 

Diferente de outros políticos da época e até de hoje, não vinha de família tradicional da política, não herdou base politica e eleitoral, construiu seu próprio caminho. Reestruturou a Biblioteca Publica do Estado que em 1958 passou a se chamar Biblioteca Publica Benedito Leite. 

Preocupado com o acesso ao ensino público básico e sua qualidade, reformou a Instrução Pública, correspondente hoje das Secretarias de Educação e cunhou a celebre frase que esta grifada no livro de bronze furtado e felizmente recuperado: "prefiro cortar a mão a assinar a supressão da escola Normal ou Modelo". Por isso que ele está representado sem uma mão na estátua, para simbolizar sua preocupação com a educação pública maranhense. Este ano, Benedito Leite completará 160 anos de nascimento e quase que seu presente seria o sumiço dessa placa.


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Sócio do IHGM recebe comenda





O pesquisador paulista e sócio corresponde do IHGM, Edson Santa do Carmo, membro dos IHGs de São Vicente (SP) e Santos (SP),  foi agraciado no último dia 23 de maio com a comenda Pérsio de Souza Queiroz Filho, entregue pela prestigiosa Associação dos Capacetes de Aço de 32 de São Vicente. “Estou particularmente muito Feliz, é a primeira vez que isto ocorre,” destacou o homenageado. Edson Santana, esteve no IHGM há um ano, quando recebeu pessoalmente o Diploma de Sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.