sexta-feira, 19 de abril de 2013

EDITAL N.º 004/2013
 

 

ENCAMINHAMENTOS DE ARTIGOS, ENSAIOS, RESENHAS, TEXTOS E NOTÍCIAS PARA REVISTA DE N.º 45 DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO

 

 

Pelo presente edital, conforme decisão de reunião de diretoria geral, ocorrida dia 10 de março, faço público, para reconhecimento dos sócios do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO, que o prazo para o envio de artigos, ensaios, resenhas, textos e notícias, se encontra aberto do dia 20 de abril a 20 de junho. Os interessados podem encaminhar seus respectivos trabalhos para o e-mail: revihgm@gmail.com, ou ainda, entregar na secretaria da instituição, nas mídias CD-ROM ou pen-drive.

 


São Luís, 19 de abril de 2013.


MANOEL DOS SANTOS NETO
Diretor de Divulgação


TELMA BONIFÁCIO DOS SANTOS REINALDO
Presidente

Sinproesemma inicia nova gestão com a diretoria eleita e aprovada pelos educadores


Adaptado do site do SINPROESEMMA


_MG_7579O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) iniciou suas atividades desta semana com nova gestão: unidade para avançar nas conquistas.  E foi com esse clima de unidade e com muita disposição de avançar, em busca de novas conquistas, que a diretoria do sindicato, eleita em dezembro do ano passado, tomou posse, na última sexta-feira (12), na casa de eventos Real Promoções, em São Luís.


A cerimônia contou com a presença de dirigentes sindicais, vereadores, e representantes da prefeitura de São Luís e do governo do Estado.


Os dirigentes empossados foram vitoriosos nas urnas, com a chapa 1, composta por 73 membros e liderada pelo professor Júlio Pinheiro, que assume seu segundo mandato como presidente da entidade, o maior sindicato de trabalhadores do Maranhão. A chapa 1 obteve vitória com 9.637 mil votos dos trabalhadores filiados, em torno de 87% dos votos válidos. O professor Euges Lima, vice-presidente do IHGM, foi também reconduzido pela categoria ao cargo de secretário de cultura do sindicato.

São Bento, 190 anos de fundação



São Bento, 1908


MOÇÃO DE FELICITAÇÃO



A presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio, em nome de toda diretoria deste sodalício, conforme moção de felicitação, proposta pelo sócio efetivo, Álvaro Urubatan e aprovada em última Assembléia, parabeniza os municípios de São Bento e Arari pela data histórica de hoje, 19 de abril, data de comemoração de 190 anos de fundação desses municípios.                                                     






TELMA BONIFÁCIO DOS SANTOS REINALDO
Presidente




quarta-feira, 17 de abril de 2013

UEMA promove 52.° Fórum Nacional de Reitores


Do Site da UEMA

Nessa quarta-feira (17), às 20h, no Pestana São Luís Resort Hotel – Calhau, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizará, a abertura do 52º Fórum Nacional de Reitores, que se estenderá até o próximo sábado, dia 20.
Durante a abertura, o evento contará com a participação de reitores e pró-reitores, bem como de autoridades, pesquisadores e representantes de órgãos de fomento de todo o país.
Nesta edição, o tema central é “O desafio das universidades brasileiras: formação de pessoal para atuar nas novas áreas de desenvolvimento do país”, que vem acompanhado do subtema “Perspectivas de financiamento para as universidades públicas estaduais e municipais”.
A temática em discussão objetiva, sobretudo, chamar a atenção das universidades e da academia científica de um modo geral para a importância de um estudo acurado das nossas carências em termos de profissionais capacitados e a necessária adequação do nosso sistema educacional para atender à crescente demanda nessas áreas.
O Fórum tem o intuito de difundir e produzir conhecimento junto à sociedade, durante os quatros dias do encontro, no qual será possível estreitar os laços entre as filiadas e estabelecer uma troca de conhecimentos.
Segundo o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, o Fórum visa promover o debate e proporcionar um espaço de discussão em que os reitores e representantes das 40 universidades estaduais e municipais, filiadas à Abruem, troquem informações e experiências, discutam e aprofundem temas da agenda do ensino superior e decidam sobre ações de interesse comum.
“A Uema sente-se extremamente feliz e honrada com a oportunidade de abrigar o 52º Fórum da Abruem e congratula-se com os reitores que a compõem e que nos confiaram a realização deste evento, na certeza de que só trabalhando de maneira unida e solidária poderemos aspirar a um futuro melhor para as nossas instituições, onde a educação superior deve estar na vanguarda de todas as atitudes para construir uma sociedade mais justa, na qual, o ser humano seja sempre o principal centro de interesse e atenção”, enfatiza José Augusto Oliveira.
De acordo com o presidente da Abruem, reitor João Carlos “nesses momentos, é possível unir esforços e estreitar ainda mais os laços com nossas filiadas, com o intuito de garantir sempre o melhor para nossas instituições estaduais e municipais, na incansável busca pelo fortalecimento do ensino superior brasileiro”.
A Abruem foi criada em 1991, durante a realização do 12º Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, com a finalidade de integrar, valorizar e defender seus propósitos institucionais, além de promover e coordenar, em âmbito nacional, discussões sobre as políticas voltadas para o Ensino Superior.
Desde então, duas vezes por ano, a Associação, com a parceria de reitores das 40 universidades públicas, que hoje a integram, vem realizando novos fóruns, sempre com a participação de educadores renomados e de autoridades governamentais e acadêmicas convidadas.