sábado, 20 de agosto de 2016

Membro do IHGM recebe homenagens em São Paulo


A sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Promotora de Justiça, pesquisadora, escritora e poeta, membro fundador da Academia Ludovicense de Letras (ALL), Ana Luiza Almeida Ferro, recebeu, ao lado de outros homenageados, o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2016, nas categorias “Profissional do Ano/Destaque Nacional” e "Mérito Acadêmico-Cultural", e o título de Comendadora, que lhe foram outorgados pela Associação Brasileira de Liderança - Braslíder, em evento realizado no Círculo Militar, em São Paulo-SP, no dia 19 de julho.

A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, personalidades de destaque no cenário empresarial, social e cultural, representantes de instituições sociais e ambientais e profissionais de diversos segmentos de todo o Brasil.

A homenagem incluiu a entrega do Troféu Excelência e Qualidade Brasil 2016, da placa de diplomação e da Comenda Medalha do Mérito Excelência e Qualidade Brasil, que, segundo a Braslíder, “foi criada com o fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos e serviços relevantes prestados à sociedade, [...] se tenham tornado pessoas dignas de especial distinção”. Ainda conforme a entidade, a honraria é “concedida às pessoas que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação e destina-se a homenagear personalidades, profissionais, organizações e empresários e autoridades civis e militares de grande relevância para o Estado de São Paulo e o Brasil”. A concessão do título de Comendadora consta do Diário Oficial do Estado de São Paulo, de 05.08.16.

Ana Luiza possui 14 livros publicados, entre os quais Quando: poesias (2008), premiado na Itália, Crime organizado e organizações criminosas mundiais (2009), Criminalidade organizada (2014) e 1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís (2014), detentor de Menção Honrosa do Prêmio Pedro Calmon 2014 (IHGB) e do Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil 2015, categoria Ensaio.


sexta-feira, 19 de agosto de 2016

IHGM realiza homenagem e promove palestra no Dia do Historiador


São Luís – Hoje, pela manhã, para homenagear os historiadores maranhenses e seu Dia Nacional, o IHGM realizou a palestra: A Greve de 51 e o surgimento da Ilha Rebelde, que foi ministrada pelo professor e historiador Francarlos Diniz Ribeiro.
O presidente Euges Lima, declarou aberta a Sessão Solene e em nome dos sócios, parabenizou todos os historiadores, deu as boas-vindas aos convidados, participantes e fez uma breve fala sobre o Dia Nacional do Historiador, destacando sua origem e importância para a sociedade brasileira.
O palestrante
Francarlos Diniz Ribeiro – É Bacharel em história pela UFMA, licenciado em história pela UEMA, com especialização em História do Maranhão, foi pesquisador do CNPQ; é advogado; professor de história da Rede Pública Estadual do Maranhão; Secretário Titular de assuntos jurídicos do Sinproesemma e Diretor de Patrimônio do IHGM. Tem vários artigos publicados em jornais e revistas acadêmicas, pesquisa a Greve de 1951 em São Luís e está trabalhando num livro sobre a temática.
Para o presidente Euges Lima, essa temática “é interessante, porém ainda pouco conhecida e abordada, por isso, convidamos o professor Francarlos Diniz para ser o palestrante na homenagem que o Instituto organizou para o Dia Nacional do Historiador”.
Um Dia Nacional para o Historiador
O dia 19 de agosto foi escolhido em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco – 19/08/1849. Nabuco foi diplomata, poeta, orador e memorialista durante o Império, embora, nascido em família escravocrata, se opôs à escravidão.
A Lei
A LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009
Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Estiveram presentes na homenagem ao Dia Nacional do Historiador realizada pelo IHGM, vários sócios, convidados, professores, historiadores, estudantes, autoridades e representantes de entidades culturais.



 

IHGM faz homenagem no Dia do Historiador