quinta-feira, 17 de julho de 2014

Códices retornam ao acervo do IHGM


Dos três livros, o mais antigo é de 1786, três anos antes do início da Revolução Francesa que foi em 1789

São Luís - Ontem (16), às 15 horas, depois de dois anos, os três Códices de Alcântara que foram cedidos em 2012 ao Museu Casa Histórica de Alcântara, foram devolvidos ao acervo do IHGM, conforme acerto entre as Entidades. Os livros datam dos séculos XVIII e XIX e foram doados nos anos de 1930 por Antônio Lopes que os utilizou como fontes primárias para escrever o livro "Alcântara: subsidio para a história da cidade ", publicado postumamente.
A partir de agora, o IHGM tomará as medidas necessárias para restauração, digitalização, transcrição e posterior publicação. A presidente do IHGM, Telma Bonifácio, destacou a importância do retorno dos documentos para o acervo do Instituto e para o estudo da história do Maranhão.
Já o professor Euges Lima, presidente eleito no último dia 11, disse que a devolução e manutenção dos livros da Câmara de Alcântara sob a guarda do IHGM, demonstra o resgate da vocação do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão como casa de pesquisa e guardião da história do Maranhão e que simboliza de certa forma que a diretoria (César Marques) eleita recentemente, começa com o pé direito, pois a devolução dos documentos era um dos itens da proposta de campanha, agora, felizmente já concretizado
Por fim, a presidente atual e o presidente eleito ressaltaram a gentileza e boa vontade da Diretora e técnicos do Museu Casa Histórica de Alcântara no processo de retorno dos Códices.

 
 
 

domingo, 13 de julho de 2014

Códices de Alcântara: de volta à casa de Antônio Lopes


Três Códices do Senado da Câmara de Alcântara, datados do século XVIII e XIX que estavam sob a guarda do IHGM há mais de sete décadas e que foram cedidos provisoriamente ao Museu Casa Histórica de Alcântara em 2012, retornarão à Casa de Antônio Lopes(IHGM).
Dia 10, o vice-presidente do IHGM, professor Euges Lima e agora, presidente eleito, conversou por telefone com uma das técnicas do Museu, onde foi informado que o termo de devolução de guarda já se encontrava pronto.
Ficou acertado que quarta-feira, dia 16, às 15h, os livros seriam entregues na sede do IHGM. A direção do IHGM já está tomando as devidas providências para o mais rápido possível, os documentos serem restaurados, transcritos e digitalizados, assim que retornarem a guarda do Instituto.