quarta-feira, 24 de julho de 2013

Autores de " 14 momentos" e "Atlas do Esporte no Maranhão" visitam o IHGM e fazem doações de livros



                         Edomir Oliveira e Euges Lima
O Ex-presidente do IHGM, Edomir Oliveira e o Sócio efetivo, Leopoldo Vaz , estiveram na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, nos dias 22 e 23 respectivamente. Conversaram com a presidente, Telma Bonifácio e com o vice, prof. Euges Lima, sobre suas mais recentes publicações.
 
Os livros são,"14 Momentos", de Edomir Oliveira, uma coletânea de artigos e textos, em sua maioria, publicados na Revista Eletrônica do IHGM e que agora, tomam uma versão impressa, sendo reunidos em um livro e  "Atlas do Esporte no Maranhão", organizado pelo  professor de Educação Física, Leopoldo Vaz e que trata da história e memória do esporte maranhense, obra de grande relevância para historiografia do esporte no Maranhão.
Telma Bonifácio, Leopoldo Vaz e Euges Lima
Os autores aproveitaram a oportunidade para doarem exemplares ao acervo da Biblioteca da entidade e autografaram exemplares, à presidente e ao vice do IHGM.
 
Esses dois livros, entre outros, serão lançadas no Seminário, "O 28 de julho: 190 anos", sexta-feira (26), no Palácio Cristo Rei (Pça. Gonçalves Dias), às 8h 30.





segunda-feira, 22 de julho de 2013

Exposição França Equinocial para Sempre nos 400 anos de Bragança

Do site G1Maranhão



Está em cartaz em Bragança, no Pará, a Exposição França Equinocial para Sempre, que foi escolhida em votação como “melhor evento cultural voltado para os 400 anos de São Luís”. A mostra fica aberta até o dia 3 de setembro, no Museu de Arte Sacra de Bragança (MASB), Centro.

O município paraense completa 400 anos neste mês e tem como marco fundacional a passagem do navegador francês Daniel de La Touche de La Ravardière, que no dia 8 de julho de 1613 partiu do Porto de Santa Maria (Praia Grande), em São Luís, e reuniu milhares de nativos caetés sob a égide da flor-de-lis.

A Exposição conta com quadros pintados em espátula ou tinta e carvão pelo artista plástico Rogério Martins, além de mapas, transcrições de documentos, plotagens com imagens da época, objetos, entre outros. A proposta do turismólogo e pesquisador Antonio Noberto, que assina a curadoria, é contar um pouco da pioneira história de ocupação do Brasil setentrional.

Nas comemorações pelos 400 anos de São Luís, a exposição foi realizada pela UFMA, UEMA, IHGM e Aliança Francesa de São Luís. Em Bragança, a realização é da Prefeitura Municipal de Bragança (PA), com apoio do IFPA, Cia Beto Bittencourt e Folhagem (Reginaldo Silva).