sábado, 23 de maio de 2015

Membro do IHGM toma posse no Pen Clube do Brasil


A sócia efetiva do IHGM e Promotora de Justiça do Maranhão, Profa. Dra. Ana Luíza Almeida Ferro, tomou posse dia 21 de maio  no prestigioso PEN CLUBE DO BRASIL, instituição internacional de escritores. A acadêmica, foi eleita membro titular, em assembleia geral da entidade ocorrida em 15 de abril deste ano.
A sede social do PEN Clube está situada na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro. O PEN Clube do Brasil, atualmente presidido pelo escritor Claudio Aguiar, é uma associação de caráter cultural, sediada no Rio de Janeiro, filiada ao PEN Internacional, com sede em Londres, Inglaterra, a qual congrega escritores e profissionais da palavra do país, visando estimular a criação literária, a educação artística e a concepção universalista dos bens da cultura e defender a liberdade de expressão.
Reúne, no seu quadro social de membros titulares, alguns dos mais consagrados escritores do país, a exemplo de Ana Maria Machado, Antônio Carlos Secchin, Arnaldo Niskier, Candido Mendes de Almeida, Carlos Heitor Cony, Cícero Sandroni, Cyro de Mattos, Ives Gandra da Silva Martins, Jô Soares, José Murilo de Carvalho, Marco Lucchesi, Marcos Vinícios Rodrigues Vilaça, Nélida Piñon, Paulo Coelho, entre outros.
 
 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Prorrogado prazo para o envio de artigos para Revista do IHGM


 São Luís – Reuniram-se hoje(21) à tarde, na sede do IHGM, o Conselho Editorial da Revista, órgão de divulgação das produções acadêmicas dos sócios. A revista do Instituto Histórico foi fundada em 1926, um ano após a fundação da entidade e está em sua 45.ª edição.  
Em virtude da solicitação de sócios e interessados, o Conselho Editorial, deliberou pela prorrogação do prazo para o envio de artigos, ensaios, resenhas e textos para Revista do IHGM de N. º 46, conforme edital de retificação N.º 06/2015 de 21 de maio de 2015. O novo prazo para o envio dos textos vai até o dia 22 DE JUNHO. Os textos deverão ser encaminhados paro o e-mail: ihgmma@gmail.com . Estiveram presentes na reunião os seguintes membros do Conselho Editorial, Euges Lima, Aldy Mello e Manoel Santos.
Os trabalhos para produção do próximo número, 46, estão na fase de envio dos textos. A expectativa do Conselho é que até o dia 20 de novembro deste ano, a atual gestão possa lançá-la, que é um número especial em homenagem aos 90 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, fundado em 1925, por um grupo de 11 intelectuais maranhenses.