quarta-feira, 2 de julho de 2014

Última Assembleia considera balanço da gestão Pe. Antonio Vieira positivo


 
São Luís – No último dia 25 de junho, às 17 horas e 30 minutos, na sede do IHGM, em segunda convocação, realizou-se a última Assembleia Geral Ordinária da gestão Pe. Antonio Vieira. A pauta discutida foi a seguinte: leitura da Ata da Assembleia do mês anterior; apresentação do edital de convocação das eleições 2014; informe sobre adimplência e inadimplência, apresentação das chapas concorrentes e informes.

A presidente, Telma Bonifácio, ressaltou o trabalho e as realizações da gestão que está findando, destacando principalmente a reintegração do primeiro andar e a revitalização da biblioteca Hédel Azar que ampliou seu espaço em quatrocentos por cento, saindo de uma única sala de 6 metros quadrados para quatros salas amplas com sala de estar para os sócios e frequentadores.

O vice-presidente, Euges Lima, também ressaltou o avanço da última gestão, destacou que sem demérito nenhum às gestões passadas, que também deram suas contribuições à manutenção e desenvolvimento da casa, mas é importante observar o avanço do Instituto nos últimos dois anos.

Como exemplos, citou o aprimoramento no sentido do cumprimento do estatuto, com a convocação das AGOs por meio de editais de convocação, conforme determina o estatuto, garantindo assim, maior legalidade e legitimidade para os encaminhamentos e decisões; a ampliação das dependências com a reintegração do primeiro andar; a revitalização da biblioteca, higienização, recuperação e organização do acervo, com resgate de muitas obras raras e documentos que ainda restavam. A regularidade das atividades acadêmicas, com o Ciclo de palestras (média de 8 por ano) e a realização de pelo menos dois seminários por ano; o estabelecimento de parcerias com entidades, garantido a realização desses eventos com um certo padrão de qualidade; a atuação e divulgação forte do Instituto Histórico e Geográfico na Internet, através do Blog institucional e fanpage nas redes sociais, dando maior visibilidade e transparência às atividades. Salientou ainda o papel de protagonismo assumido pelo IHGM na defesa do Patrimônio Histórico do Estado, como foi o caso da denúncia feita em relação à Casa de Aluísio Azevedo que corria risco de ser transformada em estacionamento.

Segundo o professor Euges Lima, o balanço da gestão que está se encerando foi muito positivo e criou as bases para o IHGM continuar se desenvolvendo e mantendo sua tradição e importância na sociedade maranhense. A Assembleia contou com a presença de muitos sócios que contribuíram com várias sugestões para o melhor desenvolvimento das atividades da Entidade.