sábado, 14 de setembro de 2013

Antônio Martins realiza palestra sobre "O Mulato"



Filologo Antonio Martins
Em visita à São Luís, onde vem todos os anos, convidado para participar como palestrante do Festival Geia de Literatura, o maranhense e radicado no Rio de Janeiro desde os anos de 1960, professor Dr. Antônio Martins, aproveitou o ensejo para rever seus confrades do IHGM e realizou palestra ontem, sexta-feira (13), às 18h, na sede da entidade.
Ainda no bojo das celebrações em homenagem ao centenário de falecimento do escritor Aluísio Azevedo, Martins proferiu palestra sobre “O Mulato”, publicado em 1881 e considerado romance fundador do Naturalismo no Brasil.
 O palestrante fez uma análise estilística e literária de “O Mulato”, procurando contextualizar a obra no seu tempo e espaço, destacando-lhe o vernaculismo e a literariedade, presente no romance, que segundo ele, “ é um verdadeiro libelo contra o preconceito racial existente na sociedade ludovicense àquela época”.
Após a palestra, lançou seu mais recente livro, O MENINO DO RIBEIRÃO, primeiro volume ilustrado de suas memórias, editado pela Lithograf. Antonio Martins é professor aposentado da UFRJ, membro da Academia Maranhense de Letras, Presidente da Academia Brasileira de Filologia e Sócio Correspondente do IHGM.





 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Márcio Coutinho faz palestra sobre as Leis Fundamentais da França Equinocial



Ontem (11), às 18 horas, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, o pesquisador, advogado e sócio efetivo, Márcio Coutinho, proferiu palestra intitulada “1612: As primeiras Leis Fundamentais das Américas”
 
Coutinho à luz do direito, contextualizando historicamente o período em estudo, discorreu sobre o conceito de Leis Fundamentais da França Equinocial e suas características. Disse que embora o tratado de Tordesilhas (1494), determinasse a partilha do Novo Mundo entre Portugal e Espanha, a França nunca reconheceu tal legitimidade.

Estiveram presentes vários sócios do IHGM e convidados que prestigiaram a palestra. Após a exposição, muitos participaram com perguntas e comentários sobre o tema. A presidente, Telma Bonifácio, destacou a programação exitosa do Calendário do IHGM, neste ano. " Estão sendo cumpridas rigorosamente todas as atividades propostas e aprovadas em Assembleia". 

Essa foi a sétima palestra do Ciclo de Palestras 2013 promovido pela entidade, em sua sede, como forma de socializar o conhecimento e as pesquisas realizadas pelos sócios, principalmente na área de História do Maranhão. As palestras são abertas ao público.


 



 


 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ex-diretor visita o IHGM e fala sobre o futuro da entidade


Raul Canedo e Euges Lima

Esteve ontem à tarde, 10, na sede do Instituto, o sócio efetivo e ex-diretor da agremiação, o advogado Dr. Raul Canedo Vieira da Silva, ocupante da cadeira de n.º 41, patroneada por José Domingues da Silva, primeiro vice-presidente e segundo presidente do IHGM (1929 – 1931), sucedendo, portanto, Justo Jansen (1925-1929), primeiro presidente da Casa. 

Raul conversou com o vice-presidente, professor Euges Lima, entre outros assuntos, falou sobre o Instituto e seu bom momento e a importância da preservação desse sodalício. Ao final, os dois pousaram para foto em frente ao quadro doado por Raul Canedo Vieira da Silva ao acervo do IHGM, quando era diretor da entidade.